Curso gratuito trabalha prevenção para melhorar a qualidade de vida

Com proposta inovadora, Despertando Vidas começa na próxima quarta-feira (21)

Por Paola Vieira | 15/5/2014

Foto Indisponivel

Prevenir doenças gerenciando alimentação e o bem-estar emocional através de um método inovador. Esta é a proposta do programa “Despertando Vidas”, idealizado pelo médico Fábio Gabas, que começará em Praia Grande na próxima quarta-feira (21) e segue até 15 de agosto.

Oferecido pela Prefeitura de Praia Grande, por meio da Secretaria de Governo (Seg), o curso, com inscrições e aulas gratuitas, tem duração de 12 semanas e ocorre uma vez por semana, com uma hora de duração.

Gabas explica que o Despertando Vidas fornece aos participantes informações sobre novos hábitos alimentares cientificamente elaborados. “Tem também o lado da atividade física: muitas vezes as pessoas acham que precisam fazer duas horas de ginástica e conhecemos hoje elementos científicos para mostrar que com muito menos tempo se tem um resultado muito mais eficiente”.

Outro pilar trabalhado, segundo Gabas, é o das emoções. “Não adianta sabermos que hábitos devemos ter, é preciso ter elementos para conseguir essa adesão. Vamos fornecer todas as vivências para uma reprogramação e permitir que assim a pessoa possa seguir novos hábitos e ter uma vida saudável e feliz”, disse.

São oferecidas 400 vagas por horário e cada pessoa só participa de uma palestra. Para se inscrever os interessados devem procurar uma das 64 Escolas Municipais, ou uma das 21 unidades de saúde da Cidade.

Para realizar o cadastro é necessário apresentar RG, CPF e informar um número de telefone e endereço de e-mail válido. Os inscritos deverão comparecer, na data e local escolhidos, com 30 minutos de antecedência do início da primeira palestra para realizar o credenciamento.

Idealização - O curso sugere uma mudança no ângulo de visão, tirando-se o foco da doença e atuando na prevenção. O programa é baseado em mais de uma década de pesquisas em gerenciamento de estresse, saúde integrativa e qualidade de vida.

O trabalho contempla exercícios desenvolvidos em conjunto com institutos e universidades norte-americanas, associado a aulas teóricas cujos temas remetem a uma profunda reflexão e aprendizado sobre uma vida plena e saudável.

Os treinamentos desenvolvem um estado de coerência cardíaca que, por sua vez, equilibra naturalmente todas as funções do corpo, aumenta a energia e permite um estado emocional de alegria e satisfação.
Os efeitos mais comuns demonstrados pelos participantes são: redução de pressão arterial; melhora na capacidade funcional em pacientes com insuficiência cardíaca; melhora dos níveis hormonais; aumento da imunidade; redução do colesterol ruim; superação de vícios como cigarro e álcool; melhora da asma; aumento da sensação de calma e bem-estar; redução de gordura corporal sem redução de massa muscular, entre outros.

Confira o cronograma do curso:

8h – Palácio das Artes
16h – Palácio das Artes
Avenida Costa e Silva, nº 1600 – Boqueirão

Quinta-feira
8h– Associação de Bairro da Vila São Jorge - Rua Alécio Messiano, nº 561, bairro Antártica
16h– Igreja Assembléia de Deus – Ministério da Missão de Praia Grande - Avenida Estados Unidos, nº 1746, bairro Samambaia

8h – Ocian Praia Clube
16h – Ocian PraiaClube
Rua Comendador Otto Carlos Gollanda, nº 80 - Ocian

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.