Palácio das Artes será inaugurado dia 11

Programação inicial tem exposição de Tomie Ohtake e a peça teatral Toalete

Por João Carlos Miranda | 1/9/2008

Praia Grande já vive a expectativa da inauguração do Palácio das Artes, marcada para o próximo dia 11, às 19 horas. Com teatro, museu e amplas salas para exposições, o complexo, que deve se tornar um dos mais importantes pólos culturais da Região Metropolitana da Baixada Santista, está localizado na entrada da Cidade. Já há programação de atividades para este mês, destacando-se exposição da artista plástica Tomie Ohtake e apresentação da peça teatral Toalete, de Walcyr Carrasco.

O Palácio das Artes conta com área construída de aproximadamente 6 mil metros quadrados, divididos em dois pavimentos. A fachada traz padrões neoclássicos com apliques, pintura jateada e relógio. O terraço frontal, no piso superior, abrigará exposição fixa de esculturas, que serão adquiridas gradualmente pela Prefeitura. Todo o complexo será climatizado.

No térreo há salão de mil metros quadrados para grandes eventos, com palco e hall, espaço que servirá a exposições transitórias. Nesse piso ficam ainda o saguão principal, cafeteria e loja de souvenirs.

O destaque na recepção é o lustre gigante, com 12 mil pedras de cristal e 120 lâmpadas em 3,20 metros de altura e 2,60 metros de largura. Com formas que remetem à figura do arlequim, personagem da antiga comédia italiana, o lustre faz alusão ao clássico filme O Fantasma da Ópera. Uma equipe vinda da Argentina, coordenada pelo antiquário Carlos Alberto Fernandez, levou dez dias na montagem da peça, trabalho que também contou com a ajuda de funcionários da Prefeitura.

Por uma escadaria ou pelo elevador, o público acessará o andar superior, onde encontrará o museu municipal e salas de exposições permanentes e transitórias, num total de 953 metros quadrados. Portadores de necessidades especiais utilizarão uma plataforma.

No piso superior ficam o foyer e o teatro municipal de 523 lugares, com fosso para orquestra. O material histórico, incluindo fotos antigas e documentos raros, será manipulado, restaurado e acondicionado adequadamente em salas climatizadas nesse andar. Uma sala de ação educativa para 60 pessoas, adaptada a projeção de filmes e slides, com um pequeno auditório para palestras e salas de reserva técnica complementam o piso superior, onde será instalada ainda a sede da Secretaria de Cultura e Eventos (Secult), com acesso por entrada lateral, no térreo.

Homenagens – Alguns espaços do palácio terão nomes que homenageiam personalidades da região. A galeria de artes será denominada Nilton Zanotti, artista plástico de renome nacional, que residia em Praia Grande e faleceu em março último.

Outra área será a sala Graziella Dias Sterque, professora de folclore, historiadora de Praia Grande, falecida em janeiro de 2003. Nesse espaço ficará exposição permanente do Museu da Amazônia, com peças da região amazônica doadas pela família da homenageada. O teatro receberá o nome Sala de Espetáculos Serafim Gonzalez, para eternizar o ator e escultor, falecido em abril de 2007.

O projeto da obra, idealizada pelo prefeito Alberto Mourão, foi elaborado pelo Escritório de Projetos Especiais da Prefeitura, coordenado pelo arquiteto Luis Fernando Félix de Paula.

SuperEscola – O secretário de Cultura e Eventos, Manoel Carlos Peres, o Cartola, revelou que o Palácio das Artes terá atividades integradas ao programa SuperEscola e se transformará em um verdadeiro celeiro de artistas. “Já temos 16.500 alunos inscritos no SuperEscola. Desse total, cerca de 1.500 têm aulas de musicalização, teatro, violão, percussão e canto. Com a nova estrutura, esse número deve aumentar, com novos cursos e mais vagas”.

O programa dá oportunidade para que crianças, ao invés de estarem nas ruas, participem de atividades esportivas e culturais fora do período escolar. É considerado único no País e atende estudantes da rede pública de ensino, levando-se em conta assiduidade e bom rendimento escolar.

Programação – Este mês já há boas atrações no Palácio das Artes. As atividades começam dia 12, com visitação do público das 9 às 16 horas, e apresentação de peça teatral. A partir do dia 13 estará aberto a visitação o primeiro museu da Região Metropolitana da Baixada Santista dedicado a uma Cidade, resgatando e preservando a história, usos e costumes locais.

O secretário informa que, de 13 a 19 deste mês, o horário de atendimento será das 14 às 18 horas. “Estaremos em um período de adaptação ao novo prédio, inclusive com a transferência de serviços para o Palácio das Artes, por isso esse horário especial”. No local, os visitantes poderão assistir a vídeos sobre a história do Município, ver fotos sobre o passado do dia-a-dia da Cidade e consultar documentos e informações sobre a formação dos vários bairros de Praia Grande.
Nos domingos, das 16 às 18 horas, estão programadas apresentações culturais, com coral infantil, contadores de histórias, bandas e grupos variados.

Destaques - Os maiores destaques da programação são a exposição da artista Tomie Ohtake e a peça teatral Toalete, ambas atrações a partir do dia 12. A mostra Tomie Gráfica, reúne 40 trabalhos da artista plástica de renome internacional, Tomie Ohtake. A comédia Toalete, de autoria de Walcyr Carrasco, explora o universo feminino. O espetáculo se passa dentro do banheiro feminino de um hotel de luxo, e conta várias histórias de diferentes mulheres que vivem os mais variados conflitos, devaneios, angústias, felicidades e intimidades.

A encenação está programada para os dias 13, 19, 20, 26 e 27. No dia 12, a peça será apresentada ao público convidado da Cosipa, patrocinadora do espetáculo. Nos demais dias, o ingresso pode ser obtido em troca da doação de um quilo de leite em pó, no próprio Palácio, sempre um dia antes da encenação.

De 15 a 18 e de 22 a 25, a partir das 16 horas, será encenada a peça infantil O Menino e o Burrinho. Outros detalhes da programação serão divulgados nos próximos dias.

*(com a colaboração da jornalista Katia Giulietti)