Ciclista de Santa Catarina conhece Praia Grande

Oriel Fascino atualiza seu blog com informações sobre as Cidades que visita

Por Jaqueline de Marco | 29/11/2011

“Oriel quer casar”. Este é o nome do blog onde o ciclista Oriel Fascino, de 32 anos, registra toda sua trajetória com destino ao Rio de Janeiro, que teve início em Pomerode, Santa Catarina, no dia 11 de novembro. O nome sugestivo do site refere-se ao objetivo da aventura, pois o que Oriel quer é conseguir o apoio de um programa de TV para realizar seu sonho: casar com Jailene, com quem namora há 12 anos. De passagem por Praia Grande, Oriel conheceu a infraestrutura cicloviária da Cidade. Após visitar diversos Municípios durante a viagem, ele destacou o incentivo de Praia Grande a utilização de bicicletas.

Em Praia Grande, Oriel andou pelas principais ciclovias da Cidade, como as das Avenidas Presidente Castelo Branco e Dr. Roberto de Almeida Vinhas. “A orla de Praia Grande é muito bonita e limpa e me chamou atenção a quantidade de câmeras espalhadas por toda Cidade. Diferente de muitos locais que eu visitei, aqui tem uma grande estrutura para ciclistas, com ciclovias interligadas entre si”.

Oriel elogiou também o projeto municipal Ciclista Cidadão. “Fiquei hospedado na casa de uma pessoa que está cadastrada na campanha e tem um adesivo numerado colado em sua bicicleta. Achei muito importante a iniciativa. Nunca vi nada parecido antes. Praia Grande está de parabéns”.

Trajetória - Depois que fortes chuvas causaram alagamentos e desmoronamentos na sua cidade no início deste ano, Oriel perdeu todas as suas economias. “Eu e minha noiva tínhamos uma loja de chocolates e investimos muito para a páscoa deste ano. Estávamos juntando dinheiro para conseguirmos casar, mas não contávamos com esta tragédia”.

Segundo Oriel, com a ajuda de amigos e solidariedade de estranhos, ele conseguiu comprar uma bicicleta para partir em direção ao Rio de Janeiro. “Pensei numa forma de chamar atenção para a minha história e conseguir realizar meu sonho. Como nunca fui atleta e não tinha costume de andar de bicicleta, achei que seria uma boa opção”.

Para conhecer mais sobre a história de Oriel e toda sua trajetória, acesse o blog http://orielfascino.blogspot.com/.

Ciclista Cidadão – Com o intuito de mapear ciclistas residentes em Praia Grande com a entrega de cartilhas educativas e de adesivos numerados, desde setembro, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte está realizando o projeto Ciclista Cidadão. Estão sendo distribuídos 50 mil Manuais do Ciclista Cidadão, que contêm normas de trânsito específicas e dicas de segurança. Dentro do manual também há uma ficha de identificação.

Somente após preencher o cadastro o ciclista receberá o adesivo numerado, que deverá ser colados na lateral das bicicletas como forma de identificação. “Com o mapeamento dos ciclistas, poderemos realizar trabalhos mais direcionados e, assim, prevenir ainda mais possíveis acidentes”, afirmou o secretário de Trânsito e Transporte de Praia Grande, Eduardo Rodrigues Xavier.

Ciclovias - Com 76,5 quilômetros construídos, Praia Grande é a cidade com maior número de ciclovias na Baixada Santista, e uma das principais em todo o País. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos, na Cidade, até o ano de 2009, 92.573 pessoas possuíam bicicletas. Destas, estima-se que cerca de 60 mil usem o veículo como principal meio de transporte.

Desde que o Município começou a ganhar ciclovias, o número de acidentes envolvendo bicicletas caiu aproximadamente 30%, de 258 em 2004 (ano que foi realizado o primeiro levantamento sobre o tema) para 179 em 2010. A Associação Brasileira de Ciclistas já homenageou Praia Grande duas vezes (anos 2007 e 2008) com o troféu “Cidade Amiga da Bicicleta”.

Além disso, em 2010 Praia Grande foi homenageada com o troféu Cidade Amiga da Bicicleta, entregue pelo Instituto Pedala Brasil e União de Ciclistas do Brasil, durante o evento Bicicultura, realizado na cidade de Sorocaba no mês de dezembro.