Encenação da Paixão de Cristo atrai mais de cinco mil pessoas

Evento contou a vida de Jesus com musical, hip-hop e arte moderna

Por Sílvia Carvalho | 19/4/2014

Mais de cinco mil pessoas prestigiaram o primeiro dia da 4ª edição da Encenação da Paixão de Cristo, em Praia Grande. O enredo dramatiza a vida de Jesus Cristo e ocorreu na Praça Ceferino Gonzalez, no Bairro Guilhermina, na noite de sexta-feira (18). Outra apresentação está programada para este sábado (19) às 21 horas mesmo local. O evento gratuito e ao ar livre, conta com a participação de 200 atores entre protagonistas e figurantes.

Organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) de Praia Grande a encenação teve o apoio de outras pastas municipais: de Trânsito (Setran), Educação (Seduc), Assuntos de Segurança Pública (Seasp) e Serviços Urbanos (Sesurb). O espetáculo contou com mais de 20 cenas, mostradas sequencialmente ao redor da praça, com passagens de musicais, hip hop e arte moderna, além da interação do público.

O secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Esmeraldo Vicente dos Santos, o Dinho, destacou o empenho dos profissionais envolvidos. “Cada vez mais, o evento está crescendo e contando com a participação dos moradores da Cidade como figurantes. Vale lembrar o empenho dos servidores municipais que se esforçaram costurando as roupas e dando apoio na organização. Com isso, o teatro ao ar livre está sendo cada vez mais valorizado por moradores e turistas”.

Um dos diretores do espetáculo, Petrúcio Araújo, observou que a cada ano os moradores da Cidade participam mais como figurantes, o que engrandece a peça.
“O trabalho aqui é realizado com a comunidade. Foram dois meses de ensaio e me alegra muito poder trabalhar com a população. Pilatos e Claudia por exemplo, são interpretados por pessoas da comunidade”.

Para o ator Hamilton Moreno, que interpreta Jesus Cristo, é emocionante fazer o papel do maior ícone da história para os cristãos. Essa é a primeira vez que ele participa da Encenação em Praia Grande. “É muito difícil interpretar o maior homem da História e colocar a sua identidade dentro do personagem”.

O figurante Leandro Kavagouth dos Santos, que é cadeirante, está participando pela primeira vez desse grande teatro ao ar livre. Ele esteve em todos os ensaios e participa das cenas dos milagres e da Ressureição de Jesus. Leandro disse que sentiu um frio na barriga e já está na expectativa de participar da edição de 2015.

Joana Ferreira Barceline, de 11 anos, já participou das outras edições e, este ano, voltou à encenação. Ela conta que leva o conhecimento da Paixão de Cristo para a escola e usa os ensinamentos do espetáculo para seus trabalhos escolares. Para a menina, a peça é um momento emocionante, no qual é possível relembrar o significado da Páscoa para os cristãos.

Plateia- Os moradores e turistas da Cidade estavam emocionados com a qualidade das cenas apresentadas. Quem não podia ver de perto estava assistindo o espetáculo pelo telão. Foi o caso da consultadora de vendas Adelina Rorato, moradora de Ribeirão Preto, que veio passar o feriado de Páscoa na Cidade. Com toda a família, ela levou cadeiras de praia para ver a peça com mais comodidade. “Já é o terceiro ano que vejo o teatro. Cada vez mais, o espetáculo está muito bem organizado. É um programa cultural muito interessante para levar a família. A Cidade está de parabéns.”

Moradora do Bairro Guilhermina, Sônia Maria Gerônimo lembrou que a obra é um momento para a população fazer uma reflexão, pois Cristo deu a vida pelos seus semelhantes. “É emocionante. Momento de pensar em ajudar o próximo e fazer um mundo melhor”.