quinta-feira
14 de novembro de 2019

 
Portugues   English
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2018
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO
 
Moradores do Samambaia apoiam ação da GCM em área de lazer
Local está sendo melhor aproveitado tanto de dia quanto à noite
9/5/2019
 
Após dois meses de ações da Guarda Civil Municipal (GCM) na Área de Lazer Samambaia, os moradores do Bairro não apenas já sentem a diferença no local, como apoia esse tipo de atuação. As ações foram denominadas de “Operação Saturação” e devem continuar a ocorrer ainda por tempo indeterminado.

O local conta com ciclovia, playground, área para a prática de atividades físicas e espaços de convivência e foi projetado justamente para ser um ponto de encontro de famílias, jovens e crianças.

Entretanto, de acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal, Edvaldo Pereira dos Santos, reclamações sobre o mau uso do local começaram a chegar ao comando da corporação. “Eram queixas de som alto, confusões e até uso de entorpecentes. Montamos um esquema para manter viaturas no local e inibir eventuais problemas naquele lugar e devolvê-lo ao fim para o qual se destina: o lazer das famílias”.

As ações tiveram início em fevereiro e, já em março, começaram a dar resultados, ganhando a aprovação principalmente de quem vive próximo ao local. Em abril, conforme balanço da GCM, foram dez casos de averiguação de suspeitos e um caso de pichação.

Morador do Bairro há 33 anos, Alcebíades Alves dos Santos, de 72 anos, afirma que a diferença na frequência do local é evidente desde que a GCM passou a intensificar os patrulhamentos. “O lugar foi feito para as famílias, mas quem frequentava eram baderneiros e usuários de drogas. Agora, toda vez que passo lá vejo as crianças brincando, as pessoas conversando e se divertindo. Se não for para isso, nem adianta vir pra cá”, sentencia.

As equipes iniciaram os trabalhos com ações das equipes táticas se dirigindo ao local e atuando em situações pontuais, tanto em períodos noturnos quanto diurnos. Posteriormente, a manutenção passou a ser feita com equipes do Patrulhamento Comunitário Integrado (PCI), que visitam a área em horários variados e realizam ações preventivas. Ainda participam das ações as equipes do Canil, Romo (motocicletas), ROMU (Rondas Ostensivas Municipais) e Grupamento de Trânsito (GTRAN), além de operadores do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe), que fazem o monitoramento virtual, transmitindo importantes informações sobre a movimentação do local.

Havendo necessidade, fiscais da Subsecretaria de Controle Urbano (Contru), ligada à Secretaria de Urbanismo (Seurb), também são acionados.

A Guarda Civil Municipal atende pelos telefones 199 e 153 e presta importante auxílio na área de segurança pública tanto no policiamento preventivo como no ostensivo.




    página anterior topo da página
 
 
 
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias