terça-feira
17 de setembro de 2019

 
Portugues   English
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2018
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO
 
Plantões extras da Guarda Civil já refletem nos índices criminais de PG
Resultados foram apresentados nesta terça-feira (14)
14/5/2019
 
A redução dos índices criminais em Praia Grande é um dos principais objetivos da Administração Municipal, por meio de ações e projetos da Secretaria de Assuntos de Segurança Pública (Seasp). Uma das mais recentes ações nesse sentido foi a implantação de plantões extras para a Guarda Civil Municipal (GCM). Pouco mais de um mês após a medida ser colocada em prática, os resultados já são evidentes.

De acordo com levantamento apresentado nesta terça-feira (14) ao secretário responsável pela pasta, José Americo Franco Peixoto, 14 bairros foram beneficiados com a medida, totalizando 54 pontos que antes não contavam com patrulhamento específico. O resultado foi um aumento de, em média, 407,69% na frequência do patrulhamento.

Este foi o primeiro relatório elaborado desde a implantação do programa, denominado Cidade Segura, implantado há pouco mais de um mês com o objetivo de otimizar as equipes da GCM nas ruas.

Até então, os plantões extras eram pagos apenas em situações extraordinárias, como temporada de verão e eventos de maior porte que demandassem reforço na segurança. Agora, funciona como uma espécie de Dejem (Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar – adotado pela PM).

O levantamento apontou ainda que os principais problemas dos bairros estão relacionados à desordem física, como o descarte irregular de lixo e de resíduos. Consequentemente, os bairros que já receberam o programa Cidade Total, que teve início em março, apresentaram menos problemas.

Para o secretário José Americo Franco Peixoto, o resultado foi considerado bastante positivo e pode ter reflexos ainda mais significativos nos próximos meses. “A partir do momento em que essas situações de desordem vão sendo solucionadas, os índices criminais também tendem a diminuir”.

Um exemplo disso está no comparativo com os dados do Infocrim, banco de dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP). O Bairro do Samambaia, por exemplo, teve um total de 24 ocorrências criminais em fevereiro; 25 em março; e 12 em abril, quando o programa já estava implantado.

O objetivo é compartilhar os resultados também com o comando da Polícia Militar.

Apresentação – Também nesta terça-feira, o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, anunciou um importante reforço nos quadros funcionais da Seasp. O coronel da Reserva da Polícia Militar, Maurício Vieira Izumi, ex-comandante do 45º Batalhão de Polícia Militar do Interior (45º BPM-I), assumiu o cargo de subsecretário operacional da pasta.
A apresentação aconteceu no Paço Municipal e contou com a presença de autoridades civis, militares e do Poder Judiciário, além de secretários municipais.

O prefeito explicou que decidiu convidar o ex-comandante após observar sua forma de trabalhar durante os anos que esteve à frente do 45º. ‘Ele tem um diferencial: estava sempre trabalhando, estava sempre na rua com suas equipes e entendia os problemas da tropa e da Cidade. Espero que ele traga, com sua experiência, ainda mais condições para baixarmos os índices criminais do Município”.

Com 32 anos de carreira e formado nas faculdades de Direito e Psicologia, Izumi serviu várias unidades da região e se aperfeiçoou ao longo dos anos com cursos como o de Bombeiros para Oficiais (CBO), o de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), Multiplicador de Polícia Comunitária, de Resgate e Emergências Médicas e de Produtos Perigosos. “Ao longo dos últimos anos, acompanhei mais de perto o trabalho da Administração Municipal e os avanços na área da segurança, graças às parcerias com a Prefeitura. Agora, começo uma nova fase da minha vida profissional, baseada nos mesmos pilares de quando comecei: apender muito, ajudar pessoas e fazer amigos”.




    página anterior topo da página
 
 
 
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias