domingo
18 de agosto de 2019

 
Portugues   English
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2018
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO
 
Guarda Civil de PG passa por curso anual de qualificação profissional
Conteúdo, que é obrigatório para todo o efetivo, sofreu alteração
19/6/2019
 
Desde o início deste mês até outubro, todo o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande passará pelo Estágio de Qualificação Profissional Anual, exigência da Polícia Federal para a obtenção do porte de arma dos integrantes da corporação. A medida está de acordo com a Instrução Normativa 131 da Polícia Federal, de novembro de 2018.

De acordo com a chefe da Seção de Ensino da GCM, a guarda Luciana Ciríaco, o curso sempre foi realizado pelos guardas como uma obrigatoriedade para o porte de armamento de fogo. Entretanto, no ano passado houve uma alteração na carga horária. “É preciso cumprir 80 horas aula, sendo que 65% delas (52 horas) necessariamente têm de ser práticas, o que não acontecia antes. O restante das aulas pode ser inclusive pelo método EAD (ensino a distância). O tema dessas 28 horas práticas será Cidadania e Direitos Humanos".

Ciríaco explicou ainda que conteúdo foi elaborado de forma a atender a essa exigência, incluindo aulas de abordagem, uso de algema, defesa pessoal, direção defensiva, pronto-socorrismo e prática de tiro.

O efetivo de 341 integrantes foi dividido em turmas de cerca de 20 guardas que passarão pelas aulas até outubro. Os instrutores da parte prática são guardas do próprio efetivo da corporação que já passaram por outros cursos, estando habilitados a atuarem como multiplicadores de conteúdo.

A parte teórica, conforme a chefe da seção de Ensino, segue a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Qualificação – A capacitação e qualificação dos integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) é uma prioridade para o comando da corporação e para a Administração Municipal. Praia Grande foi a primeira Cidade da região a obter autorização da Polícia Federal para o uso de armamento de fogo durante o serviço.

Além da qualificação dos guardas que já fazem parte do quadro da GCM, os candidatos às 80 vagas do concurso que está em andamento também passam por rigoroso curso de formação, com aulas práticas e teóricas, que já está em andamento. A previsão é que os novos guardas estejam atuando nas ruas da Cidade até o início de outubro.




    página anterior topo da página
 
 
 
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias