Labedu traz nova relação com a leitura às escolas de Educação Infantil

EM Esmeralda dos Santos criou espaço para despertar interesse pelos livros

5/8/2019

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No pátio da EM Professora Esmeralda dos Santos Novaes, no Bairro Quietude, uma parte específica chama a atenção de quem passa pelo local. Embaixo da árvore gigante feito com papéis, tapetes de E.V.A. e almofadas deixam o lugar mais aconchegante. As estantes repletas de livros completam a ambientação do espaço, que tem como objetivo atrair a atenção dos alunos e tornar a prática da leitura ainda mais prazerosa.

A unidade já trabalhava a importância da leitura com os alunos durante as aulas. Entretanto, após participarem das atividades propostas pela Organização Não-Governamental (ONG) Laboratório da Educação (Labedu) ler ganhou novo significado para alunos e professores. Os livros escolhidos e as histórias contadas passaram a ter um objetivo final, já trabalhando a relação de interpretação de texto com os pequenos.

Desde o ano passado, as 33 unidades de Educação Infantil participam das atividades propostas dentro do projeto Aprender Linguagem. No período de um ano e meio, diretores a assistentes técnicos pedagógicos (ATPs) participaram de 12 encontros que destacaram a importância da linguagem, oralidade infantil e incentiva à leitura. Ao retornar para a escola eram responsáveis a passar aos professores e funcionários a nova forma de trabalhar a prática de ler.

De acordo com a diretora da Divisão de Educação Infantil, Silvia Cinelli Quaranta, iniciativas como a realizada pela EM Professora Esmeralda dos Santos Novaes são alguns dos exemplos de novas propostas adotadas nas escolas. “As unidades apresentaram maior percepção referente a prática da leitura. Passaram a olhar o livro de uma outra forma, com uma leitura mais crítica e preocupada principalmente com a questão pedagógica”.

O olhar diferenciado para a prática da leitura já começou a apresentar resultados significativos. Prova disso, foi o desempenho dos alunos no Índice de Desenvolvimento da Educação Infantil (IDEI). “As crianças do Infantil I e II passam por avaliação no final de cada trimestre. Com o Labedu, essa prova passou a ser feita baseada em livros após a leitura com alunos. E os resultados apontados mostram um olhar mais crítico para a escolha da história e uma resposta positiva por parte dos estudantes”, completou Silvia Quaranta.

Para fechar o ciclo de ações do Laboratório de Educação em Praia Grande, na próxima segunda-feira (12) ocorre uma reunião entre as equipes do Labedu e da Secretaria de Educação (Seduc) para debater como foi a realização do projeto na Cidade. “Um dos grandes fatores como déficit de aprendizado no País diz respeito a interpretação de texto. Com o Labedu nós já trabalhamos essa questão com as crianças desde pequenos. O que ocasionará numa qualidade melhor de assimilação do conteúdo no futuro”, afirmou a diretora da Divisão de Educação Infantil.

As atividades realizadas pelo Laboratório da Educação beneficiaram, aproximadamente, 8 mil crianças das turmas de Infantil I e II. Praia Grande foi a primeira cidade da Baixada Santista a firmar parceria com a entidade. O município de Caieiras, localizado na Região Metropolitana de São Paulo, também recebeu a iniciativa ao longo do último ano.