quinta-feira
9 de abril de 2020

 
Portugues   English
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2018
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO
 
Resultados esportivos de PG evoluem junto com a estrutura
Neste ano, o Programa SuperEscola Esportivo foi regido pela SEEL
26/12/2019
 
Os resultados do esporte de competição, assim como das práticas de iniciação e recreação, de Praia Grande demonstram evolução ano após ano juntamente com a infraestrutura física e administrativa da Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL) da Cidade. É um conjunto de fatores específicos que, unidos, têm colaborado para tornar o Município uma referência esportiva regional e estadual.

Em 2019, a SEEL passou a reger as atividades do Programa SuperEscola Esportivo, atividade que oferta no contraturno escolar iniciação esportiva para alunos de 7 a 16 anos (meninos e meninas, com e sem deficiência – física, visual e intelectual) do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares da Cidade. Atualmente, mais de 4.400 alunos integram as aulas de atletismo (inclusive paraolímpico), basquete, canoagem, caratê, futsal, futebol de campo, futebol de praia, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, remo, surfe, taekwondo, tênis de mesa, vela, vôlei, vôlei de praia e xadrez.

Desta quantidade sai a qualidade. Alunos que se destacam na iniciação esportiva são convidados a integrar os polos de desenvolvimento esportivo e competição da SEEL. São estas equipes que representam o Município em todas as competições oficias. Em 2019, mais de três mil praticantes competiram em 22 modalidades esportivas: atletismo, basquete, biribol, bocha, caratê, canoagem, capoeira, damas, futebol, futsal, ginástica artística e rítmica, handebol, hidroginástica, judô, levantamento de peso, malha, natação, surfe, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vela, vôlei, vôlei de praia, xadrez e ainda, atletismo e natação para pessoas com deficiência (PcD).

Há ainda o desenvolvimento das atividades de recreação como o Programa Praia Acessível (que facilita o banho de mar de pessoas com deficiência) e as aulas de hidroginástica (essenciais no auxílio de medidas preventivas sócio-medicinais). Para que seja possível essa sequência lógica-esportiva (da iniciação para competição, passando pela recreação), o poder público municipal investiu na contratação (por meio de concurso público) de professores de educação física e técnicos pedagógicos desportivos. Muitos destes, com qualificações práticas (ex-atletas), acadêmicas, em federações e confederações, e até mesmo com certificados internacionais.

A Prefeitura local também desenvolveu um trabalho sério no setor de infraestrutura esportiva. O Município conta com 11 Ginásios (Bairros Antártica, Anhanguera, Caiçara, Canto do Forte, Forte, Mirim, Nova Mirim, Samambaia, Sítio do Campo, Tupi e Tupiry), três Centros de Excelência (iniciação ao esporte, ginástica artística e judô), dois campos de grama sintética (anexo ao Ginásio Magic Paula e Real Esporte Clube), duas piscinas (uma de 25 metros e outra de 13 metros – hidroginástica), pista de kart e atletismo, seis pistas de skate, quadras de bocha e malha, dois quiosques específicos para escolas de esportes de praia, outro quiosque para o desenvolvimento das atividades do Praia Acessível, e ampla área para a escola de esportes náuticos.

Administrativo – Os dados apresentados até aqui são a roda. E para a roda girar, há uma grande estrutura de bastidores. Em 2019, a SEEL fortificou o setor administrativo, principalmente na área de licitações (lanches, material de prática esportiva e uniformes, por exemplo), chamamentos, processos jurídicos, transporte, manutenção, limpeza e almoxarifado. Montou e qualificou um grupo de profissionais para organizar o Programa SuperEscola. Fortaleceu a equipe que cuida exclusivamente da competição e da recreação, a parceria com Ligas, associações privadas e entidades do terceiro setor.

Manteve o investimento em benefícios para os desportistas locais como bolsas de estudos, vale-transporte e kit lanche. Por meio de recursos próprios, levou atletas e equipes para competir nos principais eventos da Região e do Estado; proporcionou Festivais e Intercâmbios para os desportistas iniciantes, sediou inúmeros eventos promovendo troca de experiências entre alunos e atletas. O esporte público de Praia Grande fecha 2019 com a certeza de que a evolução tem sido constante e de que o futuro será ainda melhor.

Endereços - Os interessados em participar das atividades esportivas de Praia Grande e obter mais informações sobre cada uma podem fazê-lo por meio dos telefones 3496-5611 (Programa SuperEscola) e 3496-5609 (Polos de Treinamento e Desenvolvimento competitivo). Há atividades de atletismo, basquete, canoagem, caratê, damas, futsal, futebol, futebol de praia, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, hidroginástica, judô, malha, natação, remo, surfe, taekwondo, tênis de mesa, vela, vôlei, vôlei de praia e xadrez; atletismo, natação e Praia Acessível para pessoas com deficiência (PcD).

Confira a relação dos espaços esportivos públicos de Praia Grande:

Campo do Real Esporte Clube (Rua Antonio Luis Prates Maia, s/nº, Real)

Campo anexo ao Ginásio Magic Paula (Avenida do Trabalhador, 4111, Bairro Antártica)

Campo do Bairro Melvi (Esquina das ruas Heleni Rosa e Doutora Antônio Silvio Cunha Bueno)

Centro de Excelência do Judô “João Carlos Ribeiro Manso Júnior” (esquina das Ruas Arari e Carimbó, no Bairro Tupi - anexo ao Ginásio Rodrigão)

Centro de Iniciação ao Esporte “José Moura” (Avenida Esmeraldo Tarquínio Soares de Campos Filho esquina com a Rua Franklin Távora, s/nº, Bairro Ribeirópolis)

Escola de Esportes de Praia do Bairro Canto do Forte (Avenida Castelo Branco, s/nº)

Escola de Esportes de Praia do Bairro Ocian (Avenida Castelo Branco, s/nº)

Escola de Esportes Náuticos - Núcleo de Praia Grande do Programa Navega São Paulo Navega (Rua Paulo Sérgio Garcia, 424, Bairro Jardim Intermares/Portinho)

Ginásio Aloha (Esquina da Rua Zenji Sasaki com a Rua Dorivaldo, s/nº, Nova Mirim)

Ginásio do Bairro Caiçara (Rua João Piedade Gomes, 330, Caiçara)

Ginásio do Bairro Forte (Avenida Rio Branco esquina com a Rua Espírito Santo)

Ginásio do Bairro Samambaia (Avenida Maria Cavalcanti da Silva, 10)

Ginásio do Bairro Sítio do Campo (Rua Maria Luíza Lavalle, s/nº)

Ginásio Falcão (Avenida Presidente Kennedy, 8169, Bairro Mirim)

Ginásio Magic Paula (Avenida dos Trabalhadores, 4111, Bairro Antártica)

Ginásio Paulo Shigueo (Rua Cora Coralina, s/nº, Bairro Anhanguera)

Ginásio Rodrigão (Avenida Presidente Kennedy, 5563, Bairro Tupi)

Ginásio da Secretaria de Esporte e Lazer - SEEL (Avenida Ministro Marcos Freire, 33579, Bairro Tupiry - entrada pela Rua João Balbino Corrêa, s/nº)

Ginásio Mirins III (Avenida Maurício José Cardoso, 1340, Bairro Canto do Forte)

Piscina de 25 metros (Rua Gilberto Fouad Beck, s/nº, Mirim)

Piscina de 13 metros da SEEL (Avenida Ministro Marcos Freire, 33579, Bairro Tupiry - entrada pela Rua João Balbino Corrêa, s/nº)

Pista de Atletismo (Rua José Bonifácio, s/nº, Bairro Sítio do Campo)

Pista de kart (Rua José Bonifácio, s/nº, Bairro Sítio do Campo)

Pista de Skate do Bairro Quietude (Espaço Alvorada, s/nº)

Pista de skate do Bairro Aviação (Avenida Presidente Castelo Branco, s/nº - no calçadão da praia)

Pista de skate do Bairro Ocian (Avenida Presidente Castelo Branco, s/nº)

Pista de Skate do Bairro Samambaia (área de lazer entre as ruas 7 e 8)

Pista de skate do Bairro Esmeralda (Avenida Marginal, entre as ruas Afrânio Peixoto e Joaquim Osório)

Pista de skate do Bairro Boqueirão (Praça dos Emancipadores, s/nº)

Quadra de malha anexa ao Ginásio do Bairro Samambaia (Avenida Maria Cavalcanti da Silva, 10)

Quadra de Bocha (Rua Cintia Giufrida, s/nº, Bairro Canto do Forte).








    página anterior topo da página
 
 
 
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias