quinta-feira
9 de abril de 2020

 
Portugues   English
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2018
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO
 
‘Mar azul’ colore as ruas de Praia Grande na 3ª Caminhada dos Emancipadores
Evento ocorreu no domingo (19) e fez parte do aniversário de 53 anos da Cidade
20/1/2020
 
Um dos momentos mais especiais do aniversário de 53 anos da emancipação político-administrativa de Praia Grande coloriu e transformou as ruas dos bairros Boqueirão de Canto do Forte em um ‘Mar azul’. A 3ª edição da Caminhada dos Emancipadores, que ocorreu no domingo (19), reuniu cerca de 5 mil participantes. Pessoas de todas as idades e muitas famílias curtiram o evento esportivo. A novidade deste ano ficou por conta das apresentações artísticas e culturais ao longo do trajeto das colônias de imigrantes japonesa, portuguesa, italiana, espanhola, libanesa e nordestina, que colaboraram para o desenvolvimento da Cidade ao longo de todas as décadas de sua história.

A Caminhada é uma justa homenagem aos moradores de Praia Grande que participaram de forma relevante do processo de emancipação no ano de 1967, passo determinante para toda a história da Cidade. O evento também teve importante papel de difundir junto aos participantes a inclusão social e incentivo à prática de atividade física.

Antes do início da Caminhada, o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, acompanhado de autoridades municipais, participou da solenidade em homenagem aos emancipadores. Uma coroa de flores foi depositada no monumento em alusão a essas importantes pessoas. Na oportunidade, os hinos nacional e da Cidade também foram cantados por todos.

Após a solenidade, os participantes da Caminhada iniciaram um rápido aquecimento. A saída foi da própria Praça dos Emancipadores. A animação dos caminhantes contagiou quem estava apenas acompanhando a atividade. Muitas pessoas, mesmo sem a camisa azul da prova, aproveitaram e a oportunidade e também se juntaram ao evento.

O percurso foi outro ponto alto passando por pontos turísticos da Cidade. Após a saída da Praça dos Emancipadores, os milhares de caminhantes adentraram a Avenida Marechal Mallet, conhecida por suas opções gastronômicas e danceterias. Na sequência, foi a vez dos participantes contemplarem as belezas naturais da área de preservação ambiental do morro Xixová, que margeia a Avenida Ecológica, outra via que integrou o trajeto. Já na reta final, mais um momento marcante, a passagem em frente da centenária Fortaleza de Itaipu.

Mas nesse ano uma novidade chamou a atenção de todos. A organização homenageou as colônias japonesa, portuguesa, italiana, espanhola, libanesa e nordestina que vieram para Cidade e ajudaram a construir sua história. Ao longo do percurso, foram instaladas estruturas que receberam apresentações culturais e musicais dessas colônias. A chegada ocorreu na Praça Duque de Caxias, que foi remodelada e transformou-se rapidamente em um dos locais de maior procura de munícipes e turistas pelo lindo visual e suas atrações.

“A Caminhada dos Emancipadores já é um evento tradicional no aniversário de Praia Grande. As milhares de pessoas que participaram ao longo de suas três edições comprovam esse sucesso. Mais uma vez, foi uma manhã alegre e de congraçamento das famílias. Praia Grande merece todas essas comemorações. A nossa Cidade é referência regional, estadual e até nacional em qualidade de vida”, disse Mourão.

Para encerrar com chave de ouro o evento, na Praça Duque de Caxias, os participantes ainda curtiram uma agitada apresentação musical com sucessos nacionais. “Estamos muito felizes. Essa foi a primeira vez que participamos da Caminhada. Aproveitamos e trouxemos nossos netos que moram em São Paulo e estão passando as férias aqui. Foi um momento especial. Parabéns, Praia Grande”, declarou o morador do Bairro Boqueirão, o aposentado Carlos Freire de Morais, que estava acompanhado de sua esposa, Marli Moreno de Morais e dos dois netinhos, Murilo e Pedro Moreno Camargo.

A funcionário pública Evelin Rocha, residente no Bairro Tupi, teve uma companhia especial na Caminhada: suas duas cachorras, Nala e Safira. “Elas se divertiram. Esse evento é muito agradável. Adoro a Cidade e sou feliz aqui. Parabéns Praia Grande, que o Município possa crescer e se desenvolver cada vez mais”, declarou.





    página anterior topo da página
 
 
 
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias