Feira livre se transforma em centro de compras

Prefeitura garante estacionamento, sanitários e segurança aos consumidores

Por Nádia Almeida | 6/3/2006

A tradicional feira livre se transformou em centro de compras em Praia Grande. A imagem do passado, com barracas bloqueando ruas e garagens, a falta de sanitários públicos e de vagas de estacionamento ficou para trás com a criação dos espaços de múltiplo uso pela Prefeitura. Atualmente, os consumidores não encontram apenas preços baixos e grande variedade de produtos. Têm também a segurança garantida por guardas municipais e monitoramento por câmeras de vídeo, estacionamento, sanitários sempre limpos e barracas organizadas por setor e distribuídas em amplas galerias.

Uma das feiras ocupa todas as quintas-feiras o Espaço Alvorada, área de 1.200 m² no Bairro Quietude. No local há três bolsões de estacionamento, inclusive para os caminhões dos feirantes, além de sanitários e monitoramento com 16 câmeras de vídeo.

Anteriormente, essa feira ocupava parte das avenidas Presidente Kennedy e Roberto de Almeida Vinhas, nos bairros Tupi e Ocian. Por sua extensão, era alvo de muitas reclamações. “A feira de rua acarreta diversos problemas, como a restrição de acesso de veículos, barulho desde a madrugada, quando começa a montagem, problemas de acondicionamento de lixo, entre outros”, pontua o prefeito Alberto Mourão.

O modelo antigo traz ainda prejuízos à municipalidade, por conta dos custos de manutenção e limpeza das vias. Com o novo modelo, Mourão buscou evitar transtornos e economizar recursos que poderiam ser aplicados em outros setores. “Procuramos definir essa questão dentro da política que tem caracterizado nosso governo, de racionalização, não só dos recursos, mas também dos espaços públicos, de forma que um único investimento possa atender a diversas necessidades”, explica.

Os espaços de múltiplo uso abrigam não só feiras livres, mas também são utilizados como áreas de lazer e para a promoção de diversos eventos. Além do Espaço Alvorada, localizado em frente à Avenida Marcos Freire, junto às ruas Álvaro Silva Júnior, Savério Fittipaldi e Acácias, Praia Grande possui o Espaço Piaçabuçu, no Bairro Mirim.

Alvorada - Ainda é madrugada quando os feirantes começam a montar as barracas no Espaço Alvorada, mas o barulho não causa transtornos, em razão da distância das residências do bairro.

A organização é outro fator positivo. São 187 barracas, distribuídas por setor – armarinhos (41), frutas (38), verduras (22), pastéis (18), miudezas (18), temperos (18), batatas/ovos (13), aves abatidas (5), pescados (5), frios (4), doces (3) e flores (2), em forma de galeria.
Isso facilita as compras dos consumidores, especialmente idosos e portadores de necessidades especiais, que têm dificuldade de percorrer grandes distâncias.

“Eu acho ótimo porque encontro tudo em um só lugar. Não preciso andar muito”, afirma Antonio Jerônimo, 70 anos, morador do bairro Ocian. “Também tem a limpeza, muito melhor.”

O aposentado José Munhoz, 70 anos, também residente no Ocian, acha interessante contar com estacionamento gratuito. “É bem mais seguro. Também ficou ótima a nova organização das barracas”.

Os feirantes também aprovam o novo conceito de feira livre. Para Roberto Issami, que comercializa verduras, o consumidor fica mais satisfeito, já que é recebido com conforto. “Tudo é mais organizado”.
Enquanto nas feiras convencionais as barracas devem começar a ser desmontadas ao meio-dia, no Alvorada, inaugurado em abril de 2003, os feirantes podem ampliar o horário de funcionamento além das 13 horas.

“A tendência é confinar todas as feiras. Há previsão e projeto para a do bairro Caiçara e as feiras do Forte e do Boqueirão, na Rua Paulo Fefin”, informa o chefe do Departamento da Receita da Secretaria de Finanças (Sefin), José Augusto Lopes.

“A cultura da feira livre não acabou. Foi modernizada e a feira ficou mais compacta e organizada”, disse Lopes. “Ficou fácil procurar o melhor preço porque as barracas estão divididas por setor. Você tem a livre concorrência.”

Caiçara - A Prefeitura está desenvolvendo estudo para implantar no Bairro Caiçara o terceiro espaço de múltiplo uso de Praia Grande. A nova área de eventos deve abrigar a feira livre do bairro, realizada aos domingos.

A feira, que hoje ocupa cerca de 400 metros lineares da Rua Mathilde Setúbal, passará a ser montada em área de 6.400 m² entre as ruas Flausina de Oliveira Rosa e Mathilde Setúbal e Avenida Roberto de Almeida Vinhas (marginal à rodovia), a cerca de 200 metros de distância do atual local.

A feira confinada terá 97 boxes, piso em asfalto e uma edificação administrativa, com sanitários públicos adaptados para portadores de necessidades especiais. A exemplo do Alvorada e Peaçabuçu, o projeto prevê área de circulação para quem trabalha em barracas e espaço especial para os que utilizam caminhões frigoríficos.

Quando não estiver funcionando a feira, o espaço será utilizado para outras atividades, inclusive esportivas: o piso receberá pintura de quatro quadras poliesportivas. Haverá ainda iluminação para que os jogos possam ocorrer também no período noturno.