Limpol/São Caetano vence 1ª Copa Praia Grande de Basketball

Equipe do Grande ABC ganhou todos os jogos

Por Pedro Sbravatti | 3/4/2006

O Limpol/São Caetano venceu o Jundiaí por 76 a 62 na final da 1ª Copa Praia Grande de Basketball Feminino e conquistou o título da competição. O encerramento do torneio ocorreu domingo (2), no Ginásio Magic Paula, na Avenida dos Trabalhadores, entre as ruas Maria Rosa Correa e Leila Maria Barros Monteiro, no Bairro Antártica.

“O campeonato foi de alto nível, com times que jogam o paulista. O público pôde acompanhar boas partidas e isso estimula o interesse pelo basquete”, disse a ex-jogadora de basquete Maria Paula Gonçalves da Silva, a Magic Paula, que ao lado da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer organizou a competição. “Queremos que a modalidade volte a crescer”.

O evento, iniciado na última quinta-feira (31), contou com seis equipes da primeira divisão do basquete do Estado. Funcionou como um torneio início, preparando os times para a primeira rodada do Campeonato Paulista, prevista para o próximo final de semana.

De acordo com o secretario de Juventude, Esportes e Lazer, José Carlos de Souza, a realização de eventos de grande porte ajudam a Cidade na organização dos Jogos Abertos do próximo ano. “Tivemos a oportunidade de ver a atuação de grandes equipes, com jogadoras de seleção brasileira, em Praia Grande. Também colocamos em prática o planejamento relativo à infra-estrutura, como o alojamento dos atletas nas colônias de férias”.

Para o técnico da modalidade no Município, Oswaldo Pinheiro, outro fator a ser destacado é a presença do publico feminino durante as partidas e o possível surgimento de um interesse mais forte pelo basquete. “Já abrimos um novo horário para as meninas interessadas em aprender a jogar basquete. Esse projeto será desenvolvido a longo prazo. A copa ajudou a atrair a atenção delas. Acredito que o objetivo foi alcançado.”

Jogo – Antes da final, as equipes da Fupes, de Santos, e de São Bernardo disputaram o terceiro lugar. O time de Santos foi melhor durante boa parte do jogo, comandando o placar e ao final garantiu a medalha de bronze, vencendo por 77 a 65.

A decisão do titulo, entre Limpol/São Caetano e Jundiaí demonstrou o alto nível das equipes envolvidas na competição. Desde o início, o time do Grande ABC comandou o placar, abrindo 14 pontos de vantagem no primeiro quarto.

Jundiaí equilibrou a partida, mas permaneceu atrás durante todo jogo. Ao final, prevaleceu o equilíbrio apresentado pelo Limpol/São Caetano, do técnico Norberto José da Silva, que venceu por 76 a 62 e soltou o grito de campeão após o apito final da arbitragem.

Susto – Nos minutos finais do primeiro quatro, a pivô Eliane, de 27 anos, jogadora do Limpol/São Caetano, assustou a todos. Após disputa no garrafão adversário, a atleta caiu sentindo lesão no joelho.

O atendimento foi imediato e a jogadora levada ao Hospital Municipal, constatando entorse no joelho direito. Todos os procedimentos necessários foram realizados com sucesso, inclusive a imobilização do local lesionado. “Fui bem atendida e tudo correu bem. Agora é esperar para saber como vou reagir. Se tiver oportunidade, retornarei a Praia Grande.” Eliane, que já defendeu a seleção brasileira, voltou ao Magic Paula a tempo de comemorar o título com suas colegas de time.

Homenagem – No último dia da competição, a organização homenageou a ex-jogadora da seleção brasileira, já falecida, Cristina Punko, entregando uma placa a Maria e Virgínia Punko, mãe e irmã, respectivamente.

“Minha irmã foi um exemplo em todos os sentidos. Aprendi a alma do basquete com ela, que sempre se dedicou ao esporte. Estou muito emocionada e feliz”, agradeceu Virginia, que foi às lágrimas com a homenagem.

A seguir, acompanhe os resultados da competição:

Grupo A: Ponte Preta, São Caetano e Santos
Grupo B: Jundiaí, São Bernardo e Santo André