Moradores do Caieiras elaboram 35 propostas no Plano Diretor

Loteamento recebeu oficina na última segunda-feira (26)

Por Luciano Agemiro | 27/5/2014

Mais de 100 moradores do loteamento Caieiras, no Bairro Tupiry, participaram da 15ª oficina de discussão do Plano Diretor Municipal (2016-2025), que aconteceu na segunda-feira (26) na Escola Municipal Roberto Shoji. Ao todo, 35 propostas foram sugeridas pela população. O Plano Diretor serve para organizar o crescimento e o funcionamento de um município. A próxima oficina acontece em agosto e atenderá aos moradores dos Bairros Anhanguera e Santa Marina.

O prefeito Alberto Mourão pediu que as pessoas refletissem sobre a importância de participar do planejamento da Cidade e lembrou que as oficinas não foram criadas para planejar ações imediatas, mas sim, aquelas que servirão como base para os próximos governos. “Com o Programa Avança PG definimos as diretrizes para os próximos três anos. Na discussão do Plano Diretor queremos a opinião das pessoas para as soluções em longo prazo”.

A aposentada Maria Santos de Paula, de 58 anos, participou da oficina de Saúde e afirmou ser importante que a Administração Municipal ouça quem utiliza o serviço. “Acho que o atendimento tem que ser cada vez melhor. Acho que a população precisa participar mais”.

Plano Diretor - Desde o mês de maio do ano passado, os moradores de Praia Grande são convidados a participarem das discussões dos temas propostos para que, assim, colaborem com o crescimento da Cidade. No total, são 12 temas discutidos de forma individual, que geram um plano setorial específico. Os assuntos propostos são:

1 - Contingência de Proteção e Defesa Civil;
2 - Macro e Micro Drenagem;
3 - Saneamento Básico;
4 - Mobilidade Urbana;
5 - Segurança;
6 - Desenvolvimento Econômico;
7 - Meio Ambiente/Arborização;
8 - Educação;
9 - Saúde;
10 - Assistência Social;
11 - Habitação e Urbanismo;
12 - Turismo, Esporte e Lazer.

Segundo o responsável pela Secretaria de Planejamento (Seplan), Luiz Fernando Lopes, as propostas recebidas se juntarão às das reuniões anteriores e serão analisadas para os planos setoriais.

As oficinas para a elaboração do Plano Diretor seguem até o fim do ano. Confira o cronograma atualizado:

Data - Local - Bairro atendido
04/08 - E.M. Paulo Shigueo Yamauti - Anhanguera e Sta Marina;
18/08 - E.M. Governador Mário Covas - Nova Mirim;
08/09 - E.M. Domingos S. de Oliveira – Ribeirópolis;
22/09 - E.M. Profª Mª Clotilde L. Comitre – Esmeralda;
13/10 - E.M. Wilson Guedes – Samambaia;
03/11 - E.M. Joaquim A. F Mourão – Melvi.

Internet - No site da Prefeitura (www.praiagrande.sp.gov.br) há um link para a página do Plano Diretor, onde é possível enviar propostas e conhecer as que já foram formuladas em oficinas anteriores. As propostas enviadas via internet são repassadas para os responsáveis por cada plano setorial. Na página, o usuário também consegue outros detalhes sobre as discussões do Plano Diretor.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.