Defesa Civil de PG integra equipe em simulado de acidente químico

Diversos setores da Prefeitura se reuniram para discutir prevenção

Por Luciano Agemiro | 27/8/2014

Um caminhão cheio de tonéis de produtos químicos perde o controle em uma rodovia, atinge dois ciclistas e vai parar na lateral da via. Os materiais são espalhados no solo e as vítimas ficam no chão. A partir daí, começa uma corrida contra o tempo cujo objetivo é impedir que os produtos provoquem algum tipo de contaminação e o socorro às vítimas seja imediato. A situação de emergência foi um teste para avaliar o preparo de diversas equipes da região. O exercício acontece na quarta-feira (27), na rodovia Padre Manoel da Nóbrega, em Praia Grande.

Toda a situação foi cuidadosamente planejada para que o ambiente real da situação fosse reproduzido. Viaturas dos Bombeiros, ambulâncias do Samu, equipes da Ecovias, especialistas em produtos químicos e técnicos da Defesa Civil de Praia Grande estavam entre os integrantes do grupo que participou da simulação.

Apesar de não ter registro de acidente grave com produtos químicos nos últimos anos, a Prefeitura de Praia Grande decidiu se preparar. Mais de 120 pessoas estiveram envolvidas no exercício, incluindo representantes de outros setores da Administração, como Meio Ambiente, Serviços Urbanos e Saúde.

Para evitar problemas com o trânsito, a via foi sinalizada e os motorista foram orientados por meio de faixas e painéis eletrônicos.

Exercícios como estes servem para mostrar que, em situações com produtos químicos, além das vítimas do acidente, os profissionais que forem prestar socorro também podem se transformar em vítima, caso não saibam o procedimento correto para o atendimento.

Uma empresa especializada acompanhou todo o procedimento e será feito um relatório das possíveis falhas que possam ter ocorrido durante a ação.

De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil de Praia Grande, Luis Eduardo Credidio, é importante a participação dos setores da Prefeitura para que possam testar a eficiência dos atendimentos. “Tanto no acionamento, quanto ao tempo de resposta e os procedimentos a serem adotados em situação de emergência como esta”, destacou.

Além dos técnicos da Defesa Civil do Município, agentes de trânsito e representantes das Secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Segurança e Serviços Urbanos também foram convidados a participar da simulação.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.