Educação é tema de segunda audiência do Plano Diretor de PG

Professor Mário Sérgio Cortella palestrou sobre o tema

Por Paola Vieira | 17/2/2016

Mais de novecentas pessoas participaram da segunda audiência preparatória de revisão do Plano Diretor do Município, ocorrida na terça-feira (16), no Palácio das Artes, em Praia Grande. O tema desta vez foi educação e o filósofo, escritor, educador e professor universitário brasileiro, Mario Sergio Cortella, ministrou uma palestra sobre o tema.

A audiência tem como objetivo recolher propostas da população que vão ajudar no desenvolvimento do Município nos próximos anos. O Plano Diretor tem como meta principal organizar o crescimento e funcionamento do Município para o período de 2017-2026.

Acompanhado por muitos professores na plateia, o palestrante reforçou a importância da participação da família na construção do caráter do indivíduo, por meio da Educação. “A família tem uma participação decisiva na formação de futuro. A geração que vier é também obra nossa, somada à escolha dos nossos filhos”.

De acordo com o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, a participação da população nas audiências é importante porque profissionais de diversas áreas realizam análises técnicas, mas no momento da execução das iniciativas a responsabilidade também é do cidadão.

“O que procuramos é trazer pessoas expressivas, com uma visão crítica em cada área, mas que ao mesmo tempo não estejam envolvidas com o dia a dia da Cidade. Quem esteve aqui e ouviu o palestrante vai pensar no assunto e começar a debater o tema com os familiares e conhecidos”, destacou Mourão.

Para o secretário de Planejamento de Praia Grande, Luiz Fernando Lopes, a sequência das reuniões vai levar cada vez mais conhecimento para as pessoas. “Não adianta acharmos que elas têm que saber o que fazemos no dia a dia, nós que temos a obrigação de esclarecer isso e fazer com que isso chegue a elas de uma forma adequada”.

Ainda de acordo com o secretário, o resultado tem sido muito positivo e as sugestões estão chegando de maneira adequada e são pertinentes. “A cidade só tem a ganhar com isso”.


Secretária apresenta cenário da educação em PG

Durante a 2ª audiência pública de revisão do Plano Diretor de Praia Grande, logo após a palestra com Professor Mário Sérgio Cortella, a secretária de Educação de Praia Grande, Claudia Meirelles, fez uma exposição técnica sobre a educação em Praia Grande mostrando um panorama geral com a evolução do ensino municipal no período dos últimos 10 anos.

“Estas informações técnicas contribuirão bastante para a elaboração do Plano diretor. É importante que saibamos algumas informações para termos certeza de como éramos há 10 anos, como estamos e como queremos estar em 2026. Não é possível planejar o futuro se não conhecermos o nosso presente”, disse a secretária.

De acordo com Claudia, o salto na qualidade do ensino público municipal, que resulta na alta procura pelos serviços de ensino do Município, é fruto de planejamento e investimentos maciços da Administração Municipal em estrutura e também em capacitação dos profissionais da área.

A secretária destacou que durante os últimos 10 anos a sociedade passou por mudanças de comportamento e hábitos, e a partir de 2005 foi criada a figura da pedagoga comunitária, um elo de comunicação entre a escola e família. “Ela mostra à família suas responsabilidades, trás as famílias para dentro da escola para que participem também das decisões, que não podem ocorrer apenas na escola”, explicou Claudia que ainda falou sobre o trabalho de educação ambiental realizado com os alunos.

A ampliação no número de creches também foi abordada por Claudia. Em 2006 eram 21 creches e em 2016 são 31 creches, ou seja, foram construídas 10 creches no período de 10 anos, de acordo com a demanda e outras 11 creches foram ampliadas, quase que dobrando a capacidade de atendimento. “Na creche é realizado atendimento à crianças de zero a três anos e a demanda vem crescendo de forma vertiginosa. Além do planejamento de novas escolas e de novos espaços é trabalhada a conscientização. Destacamos ainda a importância do papel da família na vida dessas crianças, no processo de educação e formação delas”.

Atualmente Praia Grande conta com cerca de 50 mil alunos matriculados, equivalente a população de algumas cidades da região. Para atender esta demanda o número de unidades foi ampliado. Segundo dados também apresentados ao público, em 2006 a Cidade contava com 50 escolas municipais e duas de complementação educacional, em 2016 são 64 unidades de ensino e sete escolas de complementação educacional.

Outro exemplo mencionado pela secretária é o número de alunos matriculados nas escolas de inclusão que passou de 478 em 2006, para mais de 800 em 2016.
Sobre a formação dos professores, em 2006 a educação municipal contava com 997 professores, hoje são 1.604 professores, desses 914 com pós-graduação e 16 mestres na educação. “Isso é motivo de orgulho, de comprometimento. Sabemos que isso engrandece e favorece a qualidade de ensino. A formação dos professores é sim um diferencial grande no desenvolvimento de atividades com alunos, dando a eles maiores e melhores possibilidades de aprendizagem”.

A explanação antecedeu o debate e a apresentação de propostas para o Plano Diretor.

Discussão – Desde 2013, Praia Grande abre oportunidade para que a população participe das discussões do Plano Diretor. Ao longo de dois anos, 21 encontros foram realizados em escolas de diferentes bairros, para que a população pudesse opinar.
Esta iniciativa não é obrigatória, no entanto foi realizada para facilitar o acesso da população ao tema. Mais de 4 mil pessoas se inscreveram e mais de mil propostas foram elaboradas, algumas enviadas via internet.

Nesta nova etapa, estão sendo realizadas audiências públicas preparatórias. Esses encontros contam com exposições, apresentações de palestrantes convidados, conhecedores da área relativa ao tema central.

Saúde – O próximo encontro será na terça-feira, dia 1º de março e o tema é Saúde, quando o médico Drauzio Varella será o palestrante. Participar é bem simples. Basta ir ao local da audiência portando um documento de identidade com foto. O credenciamento dos participantes começará às 17 horas. Uma equipe de monitores receberá as propostas por escrito, nos formulários dispostos aos participantes. O Palácio das Artes fica na Avenida Presidente Costa e Silva, nº 1.600.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.