PG dá continuidade ao Plano Diretor

Reunião com consultoria discutiu propostas da área de Habitação

Por Luciano Agemiro | 11/4/2016

Para dar continuidade ao processo de revisão do Plano Diretor, a Prefeitura de Praia Grande realiza uma série de encontros com o objetivo de reunir as propostas da população e transformá-las em lei. Na semana passada, um dos encontros ocorreu especialmente para tratar de habitação. Outras reuniões como esta estão previstas ao longo do ano.

A reunião teve como objetivo reunir subsídios técnicos para atender às propostas da população referentes às moradias e contou com a participação de técnicos da Secretaria de Habitação (Sehab), Secretaria de Planejamento (Seplan), responsável pela revisão do Plano Diretor e também da empresa de consultoria contratada para a realização deste trabalho.

O secretário de Habitação de Praia Grande, Luis Gustavo Mourelos, destacou que em 2013, o Município realizou um grande cadastro habitacional, que apontou que 12 mil das 18 mil famílias cadastradas se enquadram na classificação de interesse social. “Muitas dessas famílias também fazem parte do nosso programa de regularização fundiária. Nos últimos 3 anos, cerca de 3 mil famílias foram contempladas e mais de 500 devem ganhar seus títulos até o fim deste ano”.

De acordo com a diretora do Departamento de Planejamento e Gestão da Seplan, Eliana Cristina Jeronimo Ferreira, estão em andamento os estudos técnicos para revisão do Plano diretor e serão realizadas reuniões setoriais para que seja estabelecida a relação entre o que está sendo feito hoje e se pretende chegar. “A reunião foi importante porque a questão de habitação de interesse social é uma das que mais mudou na política nacional. Todo o regramento do Governo Federal e Estadual mudou muito nos últimos 10 anos, por isso é preciso adequar as políticas municipais”.

Ainda de acordo com Eliana, com a participação de uma empresa de consultoria é possível fazer uma análise do diagnóstico dos dados, avaliar tudo o que a população propôs, assim como as tendências de crescimento e cenários futuros.

O Plano Diretor tem como meta principal organizar o crescimento e funcionamento do Município para o período de 2017-2026. As audiências, ao todo cinco, tiveram como objetivo recolher propostas da população que vão ajudar no desenvolvimento da Cidade nos próximos anos.

Nos próximos meses, outros encontros serão realizados com a participação de diversos setores. A expectativa é que o Plano Diretor seja levado à Câmara Municipal para aprovação até o final do ano.

Site – O site do Plano Diretor de Praia Grande (www.praigrande.sp.gov.br/planodiretor) receberá sugestões da população até o dia 15 deste mês. Qualquer morador poderá dar sugestões para o desenvolvimento da Cidade.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.