PG discute ações do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito

Reunião técnica contou com representantes do Município e Estado nesta terça (17)

Por Jaqueline de Marco | 17/5/2016

Dando continuidade às ações de Praia Grande dentro do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, convênio firmado entre a Prefeitura e o Governo do Estado em fevereiro de 2016, foi realizada na manhã desta terça-feira (17), na sede da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), no Bairro Sítio do Campo, reunião técnica sobre o assunto. O encontro contou com a participação de representantes da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo, Polícia Militar e Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e teve o intuito de colher informações junto aos órgãos setoriais para que possam subsidiar a execução das ações futuras dentro do Município.

O movimento tem como principal objetivo garantir mais segurança viária a pedestres e condutores de veículos, consequentemente reduzindo o número de vítimas em acidentes de trânsito. Durante a reunião, foram apresentados indicadores de óbitos nas vias municipais e nas rodovias (que representam mais da metade do número de vítimas fatais em acidentes), levantados pelo Estado.

O processo de execução de ações voltadas à segurança dos usuários do sistema viário está sendo realizado em várias etapas para permitir a avaliação dos resultados obtidos ao longo desse processo.

Além do levantamento de dados para a gestão de ações, o Movimento Paulista em Praia Grande prevê ainda revitalização e implantação de sinalizações horizontais (pinturas de solo) e verticais (placas e equipamentos eletrônicos) nas vias. Atualmente, os trabalhos estão em fase de elaboração de editais para abertura de licitação. Os trabalhos devem ser iniciados no mês de julho.

Para as próximas reuniões, serão convidados além de representantes do DER e Polícias Rodoviária e Militar, também integrantes da Ecovias e da Secretaria Municipal de Saúde (Sesap) devido ao atendimento realizado pelo setor de vítimas de acidente de trânsito. O próximo encontro deve ser realizado em julho, também na sede da Setran.

O secretário de Trânsito de Praia Grande, Marcelo Afonso Prado, destacou a importância do trabalho. “Esse tipo de reunião é muito produtiva, pois além de tratarmos do processo referente ao Movimento Paulista de Segurança no Trânsito acabamos por conhecer os detalhes da execução de atividades operacionais dos órgãos envolvidos. Além disso, também aproveitamos para buscar soluções para questões que envolvam a melhoria da segurança do sistema viário de nossa Cidade”.

As ações também seguem critérios da Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito (2011 a 2020), um esforço coletivo firmado por governos de vários países e coordenado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no qual visa reduzir pela metade as mortes no trânsito. E o trabalho segue preceitos também do plano de metas Avança PG, programa que atende o triênio 2014-2016, dentro do eixo Cidade Segura.

Convênio – As reuniões para as tratativas do convênio tiveram início em outubro de 2015. A Prefeitura de Praia Grande apresentou a proposta de trabalho em novembro, recebendo representantes do programa do Governo do Estado na Cidade, que teve aprovação em dezembro. A assinatura, firmando oficialmente o convênio aconteceu em fevereiro de 2016. A previsão da Setran é de que até o final de abril deve ser aberto o processo de licitação para início da execução dos trabalhos. O valor do convênio com Praia Grande é de R$ 778.317,00.

E dentre as ações previstas no projeto estão a implantação do sistema viário binário (vias com mãos de direção alternadas) no trecho conhecido como Centro Expandido Boqueirão, com placas e semáforos; e sinalizações de travessia de pedestres com faixas elevadas em diversos trechos da cidade com grande fluxo de pedestres.

Avança PG – No programa, o plano de ação foi distribuído por dez eixos, subdivididos de acordo com os setores do Município. E para facilitar o atendimento às demandas urgentes, o Avança PG foi dividido nos seguintes eixos: Cidade Educação, Cidade Feliz, Cidade Solidária, Cidade Saúde, Cidade Limpa, Cidade Integrada, Cidade Segura, Cidade Gestão, Cidade Vida e Cidade Progresso.

Dentro das ações previstas para a área de trânsito, o Avança PG prevê, além da busca pela excelência no desenvolvimento das ações de operação, fiscalização e educação de trânsito; implantação de equipamentos eletrônicos de controle de velocidade em áreas de risco, além de promoção do exercício da cidadania em prol de um comportamento coletivo mais seguro, respeitoso e não agressivo.