Festa junina do Programa Conviver diverte idosos do Município

Unidades prepararam programação especial com os frequentadores

Por Luciano Agemiro | 17/6/2016

Em Praia Grande, a idade não importa quando o assunto é diversão. Nesta sexta-feira (17) frequentadores de duas unidades do Programa Conviver se divertiram em festas caipiras realizadas na unidades. A tradição foi mantida, com as roupas características, música e dança. Mais de 300 pessoas aproveitaram as festas.

No Bairro Caiçara os participantes da quermesse do Conviver criaram uma quadrilha da Melhor Idade. Cada um se caracterizou e juntos encenaram a tradicional dança caipira. A unidade usou a quadra para reunir os convidados que puderam aproveitar as brincadeiras como pescaria, argolas, comidas típicas, como doces a base de milho, tortas, pipocas e bebidas quentes para espantar o frio.

De acordo com a diretora da unidade, Silvia Rebustine Bonito, todos os frequentadores se envolveram na organização da festa.“Nós montamos uma comissão e elegemos duplas para cuidar de cada coisa. Criamos as brincadeiras e cada um trouxe um prato diferente. Assim montamos essa grande festa”.

Já no Bairro Guilhermina a festa contou também com a quadrilha dos idosos e ainda com a presença de uma quadrilha visitante, da Escola Municipal Anahy Navarro Trovão, unidade voltada exclusivamente ao atendimento de jovens com deficiência, que emocionaram os convidados. A festa também teve as comidas e bebidas típicas das quermesses, como bolos, tortas e bebidas quentes.

A diretora da unidade, Maria Aparecida de Freitas Ferreira, explicou que contou com a participação dos frequentadores para organizar a festa. “A equipe toda se mobilizou para este momento. Cada um trouxe algo para a festa e até o sol veio nos prestigiar”.
Ainda teve a presença de uma cantora e a professora de ginástica da unidade, que colocou todo mundo para dançar.

Serviço - O Programa Conviver é uma iniciativa da Secretaria de Promoção Social (Sepros), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Município, e destinado a pessoas maiores de 50 anos. O projeto teve início em 1993, com o objetivo de oferecer atividades esportivas e de lazer para a Melhor Idade. Com esta nova unidade, serão seis bairros diferentes. Outras informações podem ser adquiridas pelo telefone 3496-5049.

Desde 2009, Praia Grande ocupa o primeiro lugar no Índice Futuridade entre as cidades com mais de 200 mil habitantes. O índice estadual mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso nos municípios.

Programa - O Avança PG é um conjunto de ações programadas para o triênio 2014-2016, distribuídas por dez grandes eixos de atuação, de acordo com os setores do Município. A nova unidade do Programa Conviver faz parte do eixo “Cidade Solidária”, que incentiva políticas públicas voltadas a ações sociais do município.