Construção do Centro Especializado em Reabilitação segue em ritmo acelerado

Unidade fica no Bairro Mirim e faz parte das metas do Avança PG

Por Pedro Sbravatti | 4/10/2016

A construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER) de Praia Grande segue em ritmo acelerado. A obra entrou em nova fase com o revestimento externo das paredes e o início dos trabalhos na área interna do equipamento. A unidade fica localizado em terreno de aproximadamente 3 mil metros quadrados na esquina da Rua 1° de Janeiro com a Avenida Dr Roberto de Almeida Vinhas.

O projeto da importante unidade da Saúde conta com aspectos modernos e inovadores que levam em conta questões relacionadas à acessibilidade. As diretrizes adotadas durante todo o processo de formatação e execução do projeto buscam beneficiar diretamente pacientes e profissionais com maior conforto e comodidade possível.

O CER terá como meta desenvolver atendimentos aos pacientes, em todas as faixas etárias, que precisam de tratamento em reabilitação, fisioterapia, diagnóstico, avaliação e orientação. A estrutura estará adequada a condição física e mental do atendido.

Os serviços realizados atualmente no Núcleo Henry serão transferidos de forma definitiva para a nova unidade. Alguns atendimentos disponibilizados no Centro de Especialidades Médicas, Ambulatorial e Social (Cemas) também terão encaminhamento para o CER. O Centro Especializado em Odontologia (CEO) também deverá ficar no equipamento que está sendo construído.

O CER terá espaços amplos e climatizados. São salas e consultórios específicos para: fisioterapia, fisioterapia infantil, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, reabilitação, atendimento em grupo, neurologia, enfermagem, assistência social, avaliação, triagem e acolhimento. Outros destaques ficam por conta do refeitório, horta, áreas de convivência, específica de embarque e desembarque de ambulâncias e carros adaptados, salas exclusivas para os funcionários, estacionamento com vagas especiais, além de espaço de leitura e brinquedoteca.

Um diferencial do projeto praia-grandense ficará por conta da implantação da sala de Atividade de Vida Prática. O local possuirá equipamentos que as pessoas utilizam em casa, como cama, fogão, armários. Toda essa estrutura para oferecer aos atendidos autonomia nos afazeres diários.

Avança PG – Para a construção do CER estão sendo investidos cerca de R$3,3 milhões. Além do recurso próprio da Prefeitura, parte do investimento é proveniente de verba do Ministério da Saúde, oriunda de uma emenda parlamentar do então deputado federal Alberto Mourão, atual prefeito do Município. A manutenção dos serviços será custeada, em grande parte, pela Administração Municipal.

A construção do CER é mais uma meta do eixo “Cidade Saúde” do programa Avança PG. A iniciativa é um conjunto de ações planejadas para o triênio 2014-2016, distribuídas por dez grandes eixos de atuação, de acordo com os setores do Município.