Prefeitura realiza reunião para aproximar Cejusc da socidade

Reunião ocorreu na quinta-feira (17), no Bairro Mirim

18/5/2018

Foto Indisponivel

Prestar um auxílio ao cidadão na tentativa de solucionar um conflito, sem a necessidade de uma decisão judicial, é assim que trabalha o Centro de Solução de Conflito (Cejusc). Por isso, na tarde da última quinta-feira (17), a Administração Municipal, intermediada pela Subsecretaria de Ações de Cidadania, realizou uma reunião entre os representantes das associações de bairros e ONGs e a Cejusc para apresentar os serviços realizados pelo órgão. O encontro ocorreu na sede da Administração Municipal, no Bairro Mirim.

O Cejusc é um órgão autônomo do judiciário paulista e presta serviço gratuito a toda população. A entidade aborda em média 80% dos assuntos civis dos processos distribuídos sem a necessidade de uma ação judicial.

A gestora do órgão de Praia Grande da Cidade, Claudia Pereira Morato Holloway Escobar, explicou que principal função do Cejusc é a disseminação da cultura de pacificação e da humanização do judiciário paulista. “No Cejusc trabalhamos com sentimentos da população que busca atendimento. O órgão é a porta de entrada do judiciário, por meio da mediação e conciliação de métodos alternativos. Muitas pessoas procuram o órgão na busca de resoluções dos conflitos para que não haja a necessidade de ser distribuído jurisdicionalmente”.

Ao longo da reunião os participantes puderam sanar suas dúvidas sobre o órgão. Esse foi o caso do presidente da Associação de Melhoramentos do Bairro Jardim Melvi, Rodrigo Maia. O Cejusc é uma porta de acesso a população. É uma forma de conciliar ao invés de irmos direto para a justiça. Agora, vou divulgar o serviço para todos os moradores do bairro e amigos, por meio de folhetos e das redes sociais, além de palestras com a equipe da Cejusc aqui no bairro.

A presidente da Associação do Jardim Princesa, Maria Adezilda Silva Barros, aprovou a reunião e já começou a fazer a divulgação boca a boca. “Assim, que a reunião terminou já começamos a divulgar o quão importante é que população saiba sobre a existência deste órgão. Algumas pessoas com que conversei já procurarão o órgão na próxima semana”.

O Cejusc de Praia Grande que fica dentro do Fórum da Comarca de Praia Grande, e está
localizado na Avenida Av. Dr. Roberto de Almeida Vinhas, 9101, Bairro Mirim. O atendimento é gratuito e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira a partir das 11h30, por ordem de chegada. Outras informações podem ser obtidas através do telefone: 3471-1200.

Conheças as questões que podem ser solucionadas pela Cejusc:
Pensão alimentícia guarda de filhos e divórcio;
Acidentes de trânsito;
Dívidas com instituições bancárias;
Questões de vizinhança;
Questões relacionadas a concessionárias de água, luz e telefone;
Questões relacionadas a serviços (dívidas em estabelecimentos comerciais e de ensino, dentre outros);
Questões sobre Direito do Consumidor.