Tarifa de ônibus de Praia Grande é reajustada

Novo valor, de R$ 4,30, passa a valer a partir da 00h de domingo (6)

4/1/2019

A tarifa das linhas de ônibus municipais de Praia Grande será alterada a partir da 00h de domingo (6), passando de R$ 4,05 para R$ 4,30. O reajuste foi calculado de acordo com critérios estabelecidos pelo contrato de concessão do serviço. Cartazes informativos estão sendo afixados dentro dos ônibus e nos terminais rodoviários explicando a medida.

A empresa concessionária do serviço na Cidade pleiteou inicialmente o valor de R$ 4,58, não aceito e reavaliado pela Administração Municipal. O cálculo da tarifa utiliza critérios da Planilha GEIPOT. Impactam no custo final reajustes de combustível, pneu, despesa com pessoal, entre outros.

Atualmente, cerca de 1.350.000 passageiros utilizam o sistema de transporte municipal por mês. Somente nos terminais rodoviários, mais de 50 mil pessoas passam diariamente, locais que estão recebendo atualmente obras de reformas que incluem melhorias no piso, cobertura e plataformas.

Além disso, em outubro de 2018, 9 ônibus convencionais e 6 micro-ônibus substituíram ônibus mais antigos da frota de linhas municipais. Os modelos contam com tecnologia de menor emissão de gases poluentes na atmosfera, ar-condicionado, wi-fi e acessibilidade completa. Atualmente, 59% da frota operacional, que circula pelas 14 linhas municipais, são deste novo modelo.

A idade média dos ônibus de Praia Grande atualmente é de 3,5 anos (valor abaixo do previsto contratualmente, uma vez que a concessionária deve manter, durante a vigência da concessão, a frota com idade média de pelo menos cinco anos).

Já para 2019, dentre as melhorias previstas no transporte coletivo em Praia Grande está a entrega de 75 novos abrigos pela concessionária, que serão usados na substituição das antigas coberturas de concreto.