Praia Grande ganha novo espaço de Eventos

Equipamento localiza-se na Praça Portugal, que foi totalmente revitalizada

21/1/2019

Uma grande festa marcou a entrega das obras de revitalização da Praça Portugal, localizada no calçadão do Bairro Guilhermina, na sexta-feira (18), às 18 horas. O destaque do local é o novo espaço de eventos, que abrigará também a feira de artesanato e alimentação.

“É um espaço multiuso, não somente para o comércio de artesanato, onde as pessoas poderão interagir, praticar exercícios, famílias poderão passear, crianças brincarem. E a comunidade tem que cuidar, tem que ocupar este espaço, fazer dele uma área de lazer para todos. Como percebemos em outros locais como este, que a Prefeitura construiu, quando as pessoas de bem ocupam o espaço público, os maus elementos se afastam. A Prefeitura vai incentivar isso promovendo atividades, mas todos têm que participar”, disse o prefeito, Alberto Mourão.

O Espaço de Eventos Guilhermina tem 1.860 m² de área coberta (20mx93m). Foi construída utilizando pergolados e cobertura com policarbonato antitérmico. O piso recebeu porcelanato técnico antiderrapante, padrão deck de madeira. O investimento total é de cerca de R$ 8,5 milhões, sendo que parte dos recursos foram obtidos junto ao Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade).

Para instalação da nova estrutura, todo o entorno foi readequado e o calçadão ganhou maior largura. A galeria do canal São Salvador foi ampliada e a Avenida Castelo Branco tem novo trajeto e sistema de drenagem no trecho da obra. No centro da construção fica um “lounge”, um espaço com mesas e cadeiras onde funcionará a área de alimentação e onde os frequentadores poderão se encontrar, interagir de uma maneira relaxada e desfrutar dos produtos comercializados.

Como explicou a titular da Secretaria de Obras Públicas, Eloisa Ojea, no entorno do Espaço de Eventos Guilhermina cerca de 5 mil metros do calçadão foram remodelados, com a redistribuição de floreiras e bancos. “Os serviços de recomposição do piso e da ciclovia seguiram o padrão já estabelecido, utilizando respectivamente o mosaico português, pavimentação e pintura especial na cor vermelha (a tinta utilizada para delimitar a ciclovia é do tipo emborrachada e antiderrapante). Novas instalações elétricas, luminárias e câmeras de segurança complementam as ações que propiciam, além do conforto, mais segurança no local”.

Nas obras complementares, além dos trabalhos na nova estrutura e no calçadão, o sistema de drenagem local recebeu atenção especial: a Avenida Castelo Branco ganhou novas redes, onde foram utilizados tubos de 400 e 600 mm, aumentando a capacidade de captação das águas pluviais. Já os trabalhos no canal São Salvador ampliaram sua capacidade, com a instalação de aduelas de concreto. O trecho recebe todo volume de águas pluviais nesta bacia. "Com estas obras ampliou-se a capacidade de captação, minimizando assim a possibilidade de ocorrência de pontos de alagamento não só na avenida, como em todo entorno", disse a titular da Seop.

As pistas de rolamento da Avenida Presidente Castelo Branco ganharam novo delineamento e pavimentação, no trecho que vai da Praça Lions até altura da Rua São Salvador, contando ainda com bolsões de estacionamento. E seguindo o padrão já estabelecido nas obras que a Administração Municipal realiza, todas as calçadas receberam, além do piso em mosaico português, equipamentos visando maior acessibilidade, seguindo as determinações indicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), por meio da Norma Brasileira (NBR) 9050. Além das rampas de acesso para pessoas com deficiência, foi colocado piso podotátil (para deficientes visuais) ao longo de todo o trecho reestruturado.

A moradora Claúdia Monteiro Lopes disse que estava ansiosa por ver a obra pronta e que teve suas expectativas confirmadas. “Simplesmente linda. Tudo está perfeito. O piso, a estrutura, a iluminação. Ficou maravilhosa. Dá orgulho ver como a orla ficou ainda mais bonita. E com certeza virei aqui frequentemente. A Prefeitura está de parabéns”.

Apesar de apenas estar de férias na Cidade, Gisele Batista Agrela acompanhou a entrega e disse estar muito feliz por contar com o equipamento. “Tenho apartamento aqui perto e quando estou na Cidade costumo passear pelo calçadão diariamente e terei este espaço como referência para dar uma parada, tomar uma água e apreciar o mar. Com certeza eu e minha família vamos frequentar o local enquanto estivermos por aqui. É muito bonito e agradável”.

Somadas as ações de sinalização horizontal e vertical que foram executadas ao longo de toda a área, além de todos os trabalhos de reestruturação do paisagismo e restauro dos pisos, comerciantes, moradores e turistas contarão, a partir de sexta-feira, com uma nova área turística mais moderna, que oferecerá maior acessibilidade, segurança e conforto para os pedestres, ciclistas e motoristas, facilitando o trânsito e reduzindo a possibilidade de acidentes.

O evento foi embalado ao som do Grupo Chorões, formado no Núcleo Artístico Palácio das Artes, que ao final da solenidade promoveu uma apresentação especial. O público pode ouvir e apreciar músicas como Flor Amorosa, de Catulo da Paixão Cearense, e As Rosas Não Falam, de Cartola, entre outros clássicos do estilo musical.