Obras de revitalização do Parque da Cidade devem ser finalizadas em março

Local está recebendo espelho d’água, novas áreas esportivas e dog park

6/2/2019

Um importante equipamento cultural e esportivo de Praia Grande, o Parque da Cidade, está atualmente passando por obras pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb). A previsão do setor é que em março sejam entregues as melhorias previstas e o local volte a ser aberto à visitação. Os trabalhos incluem novos bicicletários, paisagismo, trechos com piso permeável, novos playgrounds e aparelhos de ginástica, áreas esportivas, ampliação do Orquidário Municipal e uma área específica para animais de estimação, o dog park. O parque fica localizado dentro do Polo Esportivo e Cultural Leopoldo Estásio Vanderlinde, no Bairro Sítio do Campo, ao lado do Terminal Rodoviário Tude Bastos.

Os serviços foram iniciados no final de 2018 e atualmente todo o trabalho de drenagem já foi concluído no trecho, com melhorias no escoamento de águas pluviais. Também está sendo finalizado a área do novo espelho d’água, que recebeu novo piso em todo o entorno. Além disso, a entrada do espaço foi reformada e recebeu um totem informativo e uma escultura com a hashtag “ParqueDaCidade” instalada para que os visitantes possam tirar fotos.

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Katsu Yonamine, as obras estão a todo vapor. “Os trabalhos estão concentrados na ampliação do espaço onde, atualmente, são realizadas aulas para a terceira idade. Ainda vamos mexer no trecho mais próximo ao orquidário e ao Kartódromo, otimizando as áreas disponíveis para vegetações e de circulação do público. Com as melhorias, o parque, que já era muito visitado, ficará ainda mais atrativo a todos”.

Projeto – As mudanças já começarão na entrada do parque. Serão instalados blocos de bicicletários com capacidade total para 200 bicicletas. Além disso, o portal de entrada contará com novo paisagismo, com folhagens. O trajeto de aproximadamente 500 m² da entrada até o espelho d’água do parque está ganhando piso novo, em pedra Goiás (nos mesmos moldes da Av. Presidente Costa e Silva, no Bairro Boqueirão), beneficiando a circulação de pessoas no trecho. Além disso, os arredores do espelho d’água ainda ganharão dois lounges com bancos e mesas.

Praticantes de slackline, esporte de equilíbrio sobre fita elástica esticada entre dois pontos fixos, terão um espaço exclusivo no parque. Será instalada também nova área com aparelhos de ginástica voltados para a terceira idade, desta vez próximo ao orquidário, além dos equipamentos já existentes em outro trecho do parque. Ainda na área esportiva, o circuito de até 380 metros da pista de cooper do local será revitalizado, com pintura e novas marcações de solo.

A quantidade de brinquedos no playground existente na praça será ampliada e um outro ponto com equipamentos feitos de inox e plástico voltados a crianças será instalado durante a revitalização da praça. O solo ao redor destes locais será diferenciado, absorvendo parte do pacto das brincadeiras e evitando riscos aos pequenos.

O Orquidário Municipal, localizado no parque, também passará por melhorias. O local será ampliado, com a construção de novo galpão anexo de cerca de 250 m², que será instalado ao lado da atual estufa e cisterna. Com isso, a equipe poderá não somente ampliar a quantidade de flores, mas também realizar ainda mais serviços de recuperação e cultivo das espécies.

Dog park – E um grande diferencial desta nova fase do parque será a instalação de um dog park, uma área para os cães se exercitarem e brincarem em um ambiente controlado, sob a supervisão de seus donos. O espaço, com 2 mil m², poderá ser utilizado por cachorros de todos os portes e contará com obstáculos, rampas, túneis, escadas e bastões, todos exclusivos para os animais de estimação.