Revitalização do Parque da Cidade segue a todo vapor

Local contará com novo paisagismo, playgrounds e dog park

10/5/2019

As obras de revitalização do Parque da Cidade, localizado dentro do Polo Esportivo e Cultural Leopoldo Estásio Vanderlinde, no Bairro Sítio do Campo, ao lado do Terminal Rodoviário Tude Bastos, estão a todo vapor. A previsão é que até julho sejam entregues as melhorias previstas e o local volte a ser aberto à visitação. Os trabalhos incluem novos bicicletários, paisagismo, trechos com piso permeável, novos playgrounds e aparelhos de ginástica, áreas esportivas e uma área específica para animais de estimação, o dog park.

Os serviços foram iniciados no final de 2018 e para os próximos dias está prevista a pavimentação das ruas do parque e o plantio de novas espécies arbóreas e de palmeiras ao longo de todo local. Também está sendo finalizado a área do novo espelho d’água, que recebeu piso em todo o entorno. Além disso, a entrada do espaço foi reformada passa a contar com um totem informativo e uma escultura com a hashtag “ParqueDaCidade” instalada para que os visitantes possam tirar fotos.

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Katsu Yonamine, ainda que período de fortes chuvas possam atrasar alguns trabalhos que precisam de tempo firme para serem finalizados, as obras no trecho seguem em ritmo acelerado. “Vamos otimizar as áreas disponíveis para vegetações e de circulação do público. Com as melhorias, o parque, que já era muito visitado, ficará ainda mais atrativo a todos”.

Projeto – As mudanças já começarão na entrada do parque. Estão sendo instalados blocos de bicicletários com capacidade total para 200 bicicletas. Além disso, o portal de entrada contará com novo paisagismo, com folhagens. O trajeto de aproximadamente 500 m² da entrada até o espelho d’água do parque está ganhando piso novo, em pedra Goiás (nos mesmos moldes da Av. Presidente Costa e Silva, no Bairro Boqueirão), beneficiando a circulação de pessoas no trecho. Além disso, os arredores do espelho d’água ainda ganharão dois lounges com bancos e mesas.

Praticantes de slackline, esporte de equilíbrio sobre fita elástica esticada entre dois pontos fixos, terão um espaço exclusivo no parque. Será instalada também nova área com aparelhos de ginástica voltados para a terceira idade, desta vez, próximo ao orquidário, além dos equipamentos já existentes em outro trecho do parque. Ainda na área esportiva, o circuito de até 380 metros da pista de cooper do local será revitalizado, com pintura e novas marcações de solo.

A quantidade de brinquedos no playground existente na praça será ampliada e um outro ponto com equipamentos feitos de inox e plástico voltados a crianças será instalado durante a revitalização da praça. O solo ao redor destes locais será diferenciado, absorvendo parte do pacto das brincadeiras e evitando riscos aos pequenos.

Dog park – E um grande diferencial desta nova fase do parque será a instalação de um dog park, uma área para os cães se exercitarem e brincarem em um ambiente controlado, sob a supervisão de seus donos. O espaço, com 2 mil m², poderá ser utilizado por cachorros de todos os portes e contará com obstáculos, rampas, túneis, escadas e bastões, todos exclusivos para os animais de estimação.