Centenas de crianças e seus pais curtem o ‘Dia do Brincar’

Ação da Secretaria de Educação de Praia Grande ocorreu na Praça Portugal

28/5/2019

Uma grande festa repleta de atrações e diversão pura com muitas brincadeiras. Assim foi o ‘Dia do Brincar’, evento que reuniu centenas de crianças e seus pais na Praça Portugal, em Praia Grande. A ação foi organizada pela Secretaria de Educação (Seduc) da Cidade e ocorreu no último sábado (25).

O ‘Dia do Brincar’ teve como objetivos incentivar e oferecer opções de lazer e atividades para que as crianças e os pais aproveitassem juntos. A proposta também visou trabalhar outros conceitos como inspirar, articular, sensibilizar e mobilizar as pessoas em torno das causas da infância.

Durante toda a atividade pais e filhos curtiram ao máximo experiências que talvez nuca tivessem vivenciado em conjunto antes, como pular corda, jogar bolinha de gude, jogos de dados em tamanho real, além de gincanas. O estande de contação de histórias com uma série de livros também foi um dos mais disputados.

“Brinquei de jogar dado, basquete e pular corda. Me diverti bastante. Quando tiver outra vez vou querer vir”, afirmou a jovem Manuela Sampaio Gracia, de 6 anos, que está na 1ª série do ensino fundamental na Escola Municipal Professora Isabel Figueroa Bréfere, no Bairro Aviação.

Manuela estava acompanhada de sua mãe, Talita Garcia e sua tia, Sara Rosa Sampaio. As três aproveitaram as muitas atrações e a ampla estrutura da Praça Portugal. “Eu sou tia e adoro brincar com a Manuela. Muitas dessas brincadeiras que estão aqui são novidades para as crianças que, atualmente, ficam ligadas muito nessas coisas de tecnologia”, disse Sara.

A garotada também fez fila e se divertiu no espaço em que profissionais fizeram pinturas com tinta guache. Desenhos de super-heróis e das princesas estavam entre os mais pedidos. Algumas crianças também aproveitaram para aprender a fazer pipa e também brincar na areia da praia com jogos pedagógicos supervisionados por instrutores.

Aos 7 anos, Ana Julia Alcântara brincou sempre na companhia da mãe, Samira Alcântara. Com uma borboleta pintada no rosto, a aluna da 2ª série do Ensino Fundamental da Escola Municipal Fued Temer, Guilhermina, era só sorrisos. “Estou muito feliz”!

Samira também estava com largo sorriso por ter a possibilidade de aproveitar momentos de descontração com a filha. “A correria do dia a dia acaba dificultando esse tipo de lazer. Ela aproveitou bastante e eu também”.

Outro destaque das atividades ficou por conta de ações de conscientização. A Biopesca, por exemplo, montou um estande com diversos tipos de animais marinhos. Pessoas de todas as faixas etárias se encantaram com tartarugas, peixes e até um filhote de golfinho. A organização promove a conservação de espécies marinhas ameaçadas de extinção a partir de pesquisas e ações de educação ambiental.

Na mesma linha de atuação, também estava disponível para o público em geral material informativo do programa Renove o Meio Ambiente, que tem como meta o recolhimento de óleo de cozinha usado e ocorre em algumas escolas municipais e ecopontos.

“Praia Grande está de parabéns. A Cidade é maravilhosa e acolhedora. Vim do Rio de Janeiro e estou morando aqui faz alguns meses. Brinquei com meu filho de bolinha de gude, dança e gincanas”, destacou Claudia Rodrigues, mãe de Rodrigo Júnior, de 7 anos.

A Seduc confirmou que novas atividades como o ‘Dia do Brincar’ estão programadas e ocorrerão nas escolas municipais. Cada unidade contará com uma programação específica e definida de acordo com a faixa etária das crianças que estudam no local.

“Achei fantástico. Foi muito bom. Fiquei sabendo pela internet e já me organizei para poder trazê-la aqui. Minha filha curtiu demais. Tomara que tenham novas edições. Sempre que tiver, ela e eu estaremos presentes”, declarou Janaína Teixeira Pires, mãe de Luiza Teixeira, de 7 anos.