Sabesp inicia nova fase de obras em Praia Grande com investimentos de cerca de R$ 320 milhões

Lançamento ocorreu nesta sexta-feira (31)

31/5/2019

Foto Indisponivel

A Sabesp inicia nova fase de obras em Praia Grande que terão impacto positivo na balneabilidade das praias e qualidade de vida de munícipes e também turistas que visitam a Cidade. No total, serão investidos R$ 320 milhões. O lançamento oficial ocorreu nesta sexta-feira (31), na Praça Duque de Caxias, no Bairro Canto do Forte.

Participaram da solenidade o secretário do Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, o diretor presidente da Sabesp, Benedito Braga, secretários e vereadores municiais, diretores e técnicos da Companhia, além da população em geral.

Os serviços que serão desenvolvidos são: remanejamento de redes coletoras de esgoto nos bairros Canto do Forte, Boqueirão e Sítio do Campo, início do Programa Se Liga na Rede (execução e ramais interdomiciliares), implantação do sistema de esgoto e saneamento no Bairro Princesa, prolongamento de dois emissários submarinos, do Canto do Forte e Tupi, além da implantação de duas estações de pré-condicionamento (EPC) nesses locais.

Os serviços de substituição da rede coletora de esgoto dos bairros Boqueirão, Canto do Forte e Sítio do Campo atendem uma solicitação da população. Em virtude de ter sido executada há algumas décadas com material de fibrocimento, que deteriora com o tempo, têm sido registrados constantes desníveis nas ruas. Desta forma, a solução definitiva só é possível com a substituição total da rede, assim como já foi feito nas vias revitalizadas do Centro Expandido Boqueirão, Fase 1.

“Praia Grande tem investido cada vez mais em infraestrutura. As obras da Sabesp na Cidade são fundamentais neste processo. A Cidade está atingindo índices importantes de saneamento básica. Pelos próximos anos teremos uma sensível melhora. Isso significa prevenção de doenças e mais qualidade de vida para população”, comentou o prefeito praia-grandense, Alberto Mourão.

Esses trabalhos em desenvolvimento no Município fazem parte da nova fase do Programa Onda Limpa. A iniciativa da Sabesp é considerada como o mais importante projeto de recuperação ambiental da América do Sul, por meio da implantação e ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto.

“Os números alcançados pelo Programa Onda Limpa são positivos e nos enchem de orgulho. Esses investimentos em Praia Grande reforçam o compromisso do Estado em cuidar do meio ambiente, o que, na verdade, quer dizer cuidar da sociedade”, declarou o secretário do Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

Emissário - Uma mega-operação está sendo planejada pela Sabesp para o mês de julho, se houver condições climáticas favoráveis e resultará na ampliação do emissário submarino do Bairro Canto do Forte. A tubulação será transportada pelo mar até a Cidade para o processo de afundamento. O esquema especial contará com rebocadores, barcos e mergulhadores

“A última vez que estive em Praia Grande foi há quarenta anos. Hoje fico feliz em ver uma Cidade urbanizada e com ampla infraestrutura. A Sabesp quer colaborar com este processo e aprimorar os trabalhos que desenvolve aqui. Estas obras trarão sensível melhora, entre outras coisas, na balneabilidade das praias, beneficiando os munícipes e turistas”, disse o diretor presidente da Sabesp, Benedito Braga.