Gincana Verde: entrega dos itens inservíveis nas escolas ocorre segunda-feira (24)

Primeira das quatro etapas promete mobilizar os mais de 52 mil alunos

19/6/2019

Foto Indisponivel

Na próxima segunda-feira (24), ocorre a primeira etapa de arrecadação de materiais inservíveis dentro da Gincana Verde das Escolas Municipais. Pais, alunos e comunidade poderão destinar a unidade de ensino produtos como pilhas, baterias, óleo de cozinha usado, lacres de latinha, tampa de garrafa pet e aparelhos celulares quebrados. Participam da iniciativa mais de 52 mil estudantes das 77 escolas municipais.

Após contabilização por parte da unidade escolar, na quarta-feira (26), os materiais coletados serão encaminhados para os locais corretos de descarte ou utilização. Os lacres e tampinhas irão para o Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Praia Grande. Já a organização não-governamental (ONG) Preserva, vinculada a empresa Cargill, ficará responsável por retirar os óleos de cozinha usado. Por fim, os demais produtos terão como destino final os Ecopontos espalhados pela Cidade.

Dentro da Gincana Verde, pais, alunos e comunidade terão a incumbência de coletar o maior número de material possível. Cada item tem uma pontuação específica, sendo que pilha, bateria, tampa de garrafa pet e lacres de latinha de alumínio somam 1 ponto por grama arrecadada. Óleo de cozinha usado dará 5 pontos por litro coletado. Os celulares antigos serão os produtos que alcançarão valor mais alto, totalizando 20 pontos por unidade entregue.

No caso de Educação Infantil e Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, a entrega dos itens será realizada pelo professor vigente da turma, nas datas estipuladas no regulamento do concurso, direto na secretaria. Nas séries de 6º ao 9º ano ficará a cargo do docente coordenador da sala. As escolas terão a responsabilidade de contabilizar o material arrecadado e informar à Seduc a turma vencedora e total coletado pela unidade.

A segunda etapa da competição ambiental está marcada para ocorrer em 15 de julho, e a destinação final em 17 do mesmo mês. A terceira será em 19 de agosto, com o encaminhamento dos itens coletados no dia 21 subsequente. E por fim, a quarta e última fase, acontece em 09 de setembro, com o envio dos produtos dois dias depois. A divulgação e premiação dos vencedores está prevista para ser realizada também em setembro.

A organização da gincana está a cargo do Departamento de Educação Ambiental (DEA), da Secretaria de Educação (Seduc). De forma prática e dinâmica, o setor tem como finalidade estimular a reflexão sobre a necessidade da coleta seletiva, buscando sempre reduzir, reciclar e reutilizar. A iniciativa ocorrerá em quatro etapas e envolverá alunos da Educação Especial, Infantil e de Jovens e Adultos (EJA), assim como, do Ensino Fundamental.