Praia Grande intensifica ações para coibir o descarte irregular de RCC

Recentemente, um caminhão foi apreendido no Glória por essa prática ilegal

16/7/2019

A Prefeitura de Praia Grande vem intensificando o combate ao descarte irregular de resíduos da construção civil (RCC). As ações estão sendo realizadas em todas regiões da Cidade. A atuação ocorre de forma integrada e através de parceria entre as secretarias de Meio Ambiente (Sema), Assuntos de Segurança Pública (Seas), Guarda Civil Municipal (GCM) e o Grupamento Ambiental da corporação praia-grandense.

Entre os trabalhos desenvolvidos, destaques para o Coletas Online, moderno sistema gerenciado pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) da Cidade na gestão eletrônica de rastreamento e controle dos resíduos, além da utilização das câmeras OCR (reconhecimento de caracteres), que fazem parte do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) da Cidade e são ferramentas importantes no monitoramento dos veículos que transportam esse tipo de material dentro do Município.

Recentemente, através de uma denúncia anônima, um caminhão de Santos foi apreendido após iniciar o descarte irregular de RCC na Rua Elvira Fernandes de Lima, no Bairro Glória, via localizada próxima a Área de Transbordo.

Essa apreensão demonstra com exatidão como a interface entre os setores da Prefeitura está funcionando de maneira ajustada nesse combate. Da denúncia até o encerramento dos trabalhos por parte das equipes, que culminou com a apreensão do veículo, foram cerca de 30 minutos.

Após a denúncia, o Cicoe foi acionado, monitorou o veículo, fez a análise das imagens e imediatamente emitiu alerta para a viatura da GCM que estava mais próxima da ocorrência. Ao mesmo tempo o contato já havia sido feito com o setor de Fiscalização da Sema. Já no local, a equipe do Meio Ambiente realizou a notificação solicitando o cadastro da atividade, lavrou a infração por transporte de RCC sem cadastro para exercer a atividade, além de confirmar a apreensão do veículo, encaminhado para o Pátio Municipal.

“Praia Grande se esforça diariamente para conter tais práticas. O próximo passo da Sema será intensificar a fiscalização sobre o descarte irregular em áreas urbanas, os quais são praticados em sua grande maioria por pequenos geradores de RCC, e que causam grandes prejuízos ao sistema de drenagem e a manutenção pública, além de consequências prejudiciais ao meio ambiente”, explicou o secretário de Meio Ambiente de Praia Grande, Israel Lucas Evangelista.

O coordenador da Fiscalização de RCC da Sema, Luciano Mola, destacou o sucesso da interface com a GCM. “O patrulhamento ostensivo e preventivo tem como objetivo flagrar tais infrações, inclusive em atuação conjunta com o sistema de monitoramento, através da utilização de câmeras OCR’s. Tudo isso tem proporcionado uma melhor estrutura para fiscalização ambiental dentro do Município”.

Denuncie - Munícipes que flagrarem atividades irregulares deste tipo podem denunciar essas infrações no Setor de Fiscalização de RCC da Sema, pelo telefone 153.