Parque da Cidade contará com monitoramento por câmeras

Equipamentos já foram instalados e auxiliarão na segurança do local

17/7/2019

Além de diversão e momentos de lazer, os frequentadores do Parque da Cidade contarão também com mais segurança graças à instalação de câmeras de monitoramento que integram o sistema do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe). O parque, que está localizado no Polo Esportivo e Cultural Leopoldo Estásio Vanderlinde, no Bairro Sítio do Campo, ao lado do Terminal Rodoviário Tude Bastos, está sendo revitalizado e deve ser reaberto ao público no início de agosto.

De acordo com o diretor do Departamento de Integração da Informação, Sandro Rogério Pardini, foram instaladas 12 câmeras fixas e uma do tipo Domo (giratória e com zoom) em pontos estrategicamente definidos. “As câmeras foram adquiridas dentro do plano de ampliação do parque tecnológico do Município, anunciada no início do ano, e atenderão a área interna do Parque da Cidade”.

Ele observou ainda que na entrada do local, uma das câmeras será dotada do software de reconhecimento facial, já utilizado também em outros pontos e eventos realizados na Cidade.
Além das câmeras que foram instaladas em decorrência da revitalização do parque, Pardini lembrou que o entorno da área já conta com equipamentos de monitoramento, incluindo três pontos com câmeras Domo. O local conta também com uma base da GCM, com guardas de plantão em período integral e rondas realizadas pelas equipes da corporação nos arredores.

Obras - Os serviços de revitalização do parque foram iniciados no final de 2018 e, atualmente, estão concentrados nos detalhes finais, como pequenos trechos de pavimentação e o plantio de novas espécies arbóreas e de palmeiras ao longo de todo local. O espaço está recebendo ainda novo espelho d’água, com piso em todo o entorno. Além disso, a entrada do espaço já foi reformada e conta agora com um totem informativo e uma escultura com a hashtag “ParqueDaCidade” instalada para que os visitantes possam tirar fotos.

Novos bicicletários, paisagismo, trechos com piso permeável, playgrounds, aparelhos de ginástica, áreas esportivas e um trecho específico para animais de estimação, o chamado Dog Park, também estão entre as atrações do local.