Poluentes são tema de reunião de Conselho Municipal

Encontro foi realizado na Casa dos Conselhos, no Bairro Tupi

1/8/2019

Saber a quantidade de poluentes atmosféricos que os veículos municipais e terceirizados estão emitindo é uma das preocupações da Secretaria de Meio Ambiente (Sema). Por isso, é realizada a avaliação semestral da frota da Cidade, atendendo às propostas do programa Município VerdeAzul (PMVA). Nesse sentido, na última quarta-feira (31) o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) realizou a reunião mensal para tratar de assuntos relacionados a frota municipal.

O encontro foi ministrado pela bióloga, Mariane Laurentino Ferreira, e contou com a presença da participação popular, do poder executivo, de instituições do terceiro setor e de empresários da Cidade.

Laurentino apresentou aos participantes como é realizada a medição da fumaça pela Sema. Um funcionário da pasta faz o monitoramento dos veículos da frota municipal e terceirizadas, movidos a diesel, utilizando a Escala de Ringelmann, que é uma ferramenta usada para medir o grau de enegrecimento da emissão da fumaça preta. A escala de Ringelmann trata-se de um cartão com disco impresso com um furo no meio em forma de um pentágono dividido em cinco setores cuja a coloração varia de cinza a preto.

Quando o setor da escala indica cinza mais clara (apontando 20% de opacidade) a cinza mais escuro (corresponde 40% de opacidade) significa que o veículo foi aprovado e recebe o selo da Sema. Quando um veículo da frota municipal ultrapassa esse nível ele é recolhido para manutenção e consequentemente não recebe o selo de certificação.

Logo após a avaliação, a Sema envia relatórios para as pastas correspondentes aos veículos da frota municipal e terceirizada. “É importante essa avaliação semestral. Tanto para as secretarias, quanto para sociedade, e principalmente para o meio ambiente, pois podemos mostrar aos moradores que nossa Cidade cumpre com é recomendado pela lei municipal n° 1522 e pelo programa Município VerdeAzul, fazemos até mais avaliação que o programa recomenda, ou seja, apenas uma avaliação por ano. Isso demonstra como nossa Cidade se preocupa com a emissão de poluentes”, comentou a bióloga.

A próxima reunião do Condema está agendada para o dia 28 de agosto, na Casa dos Conselhos Municipais, situada na Rua Xavantes, n°51, Bairro Tupi e está aberta a participação popular.

Sede – A Casa dos Conselhos de Praia Grande foi implantada em 2017, e já realizou mais de 100 reuniões até o momento. O atendimento na Casa dos Conselhos ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. O equipamento está instalado dentro do Vivência Tupi, onde também funcionam a Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve), e os programas SuperEscola e o Conviver. O Vivência Tupi está situado na Rua Xavantes, n° 51, Bairro Tupi.