Escolas de PG recebem ações viárias educativas

Palestras com pais e pista de trânsito para crianças estão entre as atividades

5/8/2019

Para aprender na prática a importância do respeito às normas viárias, estudantes de sete unidades de ensino de Praia Grande receberão durante todo mês de agosto o projeto Escola de Trânsito Móvel, um circuito viário em miniatura; além de palestras com alunos, pais e responsáveis sobre regras de trânsito. As atividades tiveram início nesta segunda-feira (5), na EM José Julio Martins Baptista, no Bairro Sítio do Campo. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran).

No projeto “Escola de Trânsito Móvel”, os agentes da Seção de Educação de Trânsito da Setran dão dicas de segurança viária para os estudantes. A ação consiste em um circuito em miniatura itinerante que conta com faixas de pedestres, cruzamentos, placas de sinalização, semáforo e lombada eletrônica. Durante a atividade, os alunos, utilizando bicicletas e triciclos, vivenciam situações viárias semelhantes as reais.

Complementando as ações educativas executadas junto às crianças do Ensino Infantil, os agentes de trânsito realizam ainda palestras para pais e responsáveis com dicas sobre embarque e desembarque correto de crianças, a importância da utilização da cadeirinha e do respeito à sinalização viária vigente.

Em junho, a mesma atividade foi realizada na Escola Municipal Oswaldo Justos, no Bairro Mirim. Na ocasião, a ação envolveu cerca de 500 estudantes e 300 pais e responsáveis.

De acordo com o secretário de Trânsito de Praia Grande, Marcelo Afonso Prado, o aprendizado gera a mudança de atitudes e a adoção de comportamentos seguros resulta na melhoria da segurança no trânsito. “A melhor maneira de evitar acidentes e infrações no trânsito é a orientação. E ensinar desde a base que o respeito às regras de trânsito evita acidentes é muito importante, pois assim estes estudantes além de passarem seus conhecimentos aos pais, também serão os motoristas prudentes de amanhã”, concluiu.

Confira cronograma previsto:

- 5 de agosto: EM José Julio Martins Baptista, Bairro Sítio do Campo – Escola de Trânsito Móvel;

- 6 de agosto: EM José Julio Martins Baptista, Bairro Sítio do Campo – Escola de Trânsito Móvel;

- 7 de agosto: EM José Julio Martins Baptista, Bairro Sítio do Campo – Escola de Trânsito Móvel;

- 8 de agosto: EM José Julio Martins Baptista, Bairro Sítio do Campo – Palestra com pais e responsáveis;

- 12 de agosto: EM Sérgio Dias de Freitas, Bairro Cidade da Criança – Escola de Trânsito Móvel;

- 15 de agosto: EM Newton de Almeida Castro, Bairro Vila Sônia – Palestra com pais e responsáveis;

- 16 de agosto: EM Profª Elza Oliveira de Carvalho, Bairro Glória – Palestra com pais e responsáveis;

- 19 de agosto: EM Ronaldo Sérgio Alves Lameira Ramos, Bairro Sítio do Campo – Palestra com pais e Escola de Trânsito Móvel;

- 20 de agosto: EM Ronaldo Sérgio Alves Lameira Ramos, Bairro Sítio do Campo – Palestra com pais e Escola de Trânsito Móvel;

- 21 de agosto: EM Ronaldo Sérgio Alves Lameira Ramos, Bairro Sítio do Campo – Palestra com pais e Escola de Trânsito Móvel;

- 22 de agosto: EM Ronaldo Sérgio Alves Lameira Ramos, Bairro Sítio do Campo – Palestra com pais e Escola de Trânsito Móvel;

- 23 de agosto: EM José Ribeiro dos Santos Cunha, Bairro Glória – Escola de Trânsito Móvel;

- 26 de agosto: EM Newton de Almeida Castro, Bairro Vila Sônia – Escola de Trânsito Móvel;

- 27 de agosto: EM Newton de Almeida Castro, Bairro Vila Sônia – Escola de Trânsito Móvel;

- 28 de agosto: EM Profª Elza Oliveira de Carvalho, Bairro Glória – Palestra e Escola de Trânsito Móvel;

- 29 de agosto: EM Profª Elza Oliveira de Carvalho, Bairro Glória – Palestra e Escola de Trânsito Móvel;

- 30 de agosto: EM Profª Elza Oliveira de Carvalho, Bairro Glória – Escola de Trânsito Móvel.