Judoca de PG celebra título brasileiro e quer ir para o Japão

Carlos Macedo conquistou o melhor resultado da carreira

9/8/2019

Campeão Brasileiro de Judô. Poucos atletas podem celebrar esta conquista. Um deles é o jovem da equipe de Praia Grande Carlos Eduardo Silva de Macedo, de 17 anos (Secretaria de Esporte e Lazer – SEEL, Judô Praia Grande, Alkans Pharma e Academia Maximus). No último domingo (4), na Arena da Juventude, no Rio de Janeiro, ele venceu o Campeonato Nacional sub-18 realizado pela Confederação Brasileira (CBJ) e Comitê Olímpico (COB), no peso meio-pesado (81 a 90 kg).

“Estou bastante contente pelo meu desempenho no Campeonato Brasileiro e tenho certeza que é só o começo de muitas conquistas no judô”, afirmou Macedo. “Quero chegar a seleção nacional e representar o país em uma olímpiada. Agradeço a Deus, a minha família, aos meus colegas de equipe, aos meus treinadores e todos àqueles que torcem por mim, que me apoiam nessa caminhada”.

No Brasileirão, Carlos derrotou Renan Sena (Mato Grosso do Sul), Andre Kramer (Santa Catarina), Gustavo Oliveira (Rio de Janeiro) e Kayo Santos (Pernambuco). Com a pontuação obtida, ele ocupa a segunda colocação no ranking nacional da CBJ. Assim, fica como atleta reserva para o Campeonato Mundial sub-18, que ocorre em setembro, no Cazaquistão. Ou seja, caso o titular Kayo Santos (Pernambuco) tenha algum problema e não possa competir, o judoca de Praia Grande lutará no continente euroasiático.

Japão – Após a conquista do título brasileiro, Carlos recebeu o convite para um período de treinamentos no Japão. Porém, para participar desta ação, ele precisa arcar com os custos da viagem, hospedagem, alimentação, entre outros. Por isso, criou uma vaquinha virtual no link https://www.vakinha.com.br/vaquinha/669666. A iniciativa visa arrecadar R$ 3 mil até o próximo dia 30 de agosto.

“Seria uma experiência extraordinária poder conhecer o país berço do judô. A realização de um sonho”, afirmou o judoca de Praia Grande. “O Japão é a maior referência mundial da modalidade, principalmente em Jogos Olímpicos e Campeonatos Mundiais. Creio que aprenderia muitas coisas neste intercâmbio e me aproximaria da filosofia deste esporte. Todo valor é bem-vindo. Conto com o apoio de todos”.

Vale frisar que Carlos tem bolsa educação-esportiva integral no Colégio Objetivo de Praia Grande (Bairro Tupi). Iniciou na modalidade por meio do Programa SuperEscola Esportivo. Ele recebe orientação dos técnicos Alberto Silva Bittencourt, Rodrigo de Matos e Felipe César Camilo de Oliveira. Treina de segundas as sextas-feiras, após ás 17 horas, no Centro de Excelência Professor João Carlos Ribeiro Manso Júnior (localizado na esquina das ruas Arari e Carimbó, Bairro Tupi – anexo ao Ginásio Rodrigão - Avenida Presidente Kennedy, 5593, Bairro Tupi).

Neste ano, Carlos foi campeão brasileiro regional, paulista, da Copa São Paulo e dos Jogos da Juventude, vice-campeão do Meeting Nacional e sexto colocado nos Jogos Regionais. Em 2018, foi campeão dos Jogos da Juventude, vice-campeão paulista estudantil e bronze no Brasileiro Regional. Em 2017, levou a prata no Torneio do São João Tênis Clube e ficou em terceiro lugar nos Jogos Sul-Americanos da Juventude. Em 2016, sagrou-se campeão da Copa São Paulo, paulista e brasileiro sub-15. Venceu também a Copa Kimonos Budokan. Foi ainda, vice-campeão brasileiro regional. Em 2015, foi ouro no regional, estadual do interior e 47º Torneio Estadual Beneméritos; e prata no Paulista. Em 2014, foi campeão sul-americano, paulista, da Copa São Paulo e do 46º Torneio Periquito, vice-campeão brasileiro, do Nacional Regional e da Copa Kimonos Budokan, tudo na categoria sub-13.