Atleta de PG é convocado para o Mundial de Judô sub-18

Gustavo Gomes luta no peso meio-médio

12/8/2019

A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) convocou o atleta de Praia Grande Gustavo Santos Gomes (Secretaria de Esporte e Lazer – SEEL e Judô Praia Grande), peso meio-médio (66 a 73 quilos), para integrar a seleção nacional na disputa do Campeonato Mundial de Judô sub-18, que ocorre de 19 a 30 de setembro, no município de Almaty, no Cazaquistão. A notificação oficial foi realizada na última sexta-feira (9) à noite.

“É a realização de um sonho. Trabalhei muito para alcançar este feito e estou muito orgulhoso de ter conseguido”, afirmou o faixa marrom do judô de Praia Grande. “Este era um ano muito importante na minha categoria. Por isso, foquei em fazer o meu melhor. Agradeço ao apoio e incentivo da minha família, equipe, treinadores e de todos aqueles que torcem por mim. Estou feliz e espero conquistar uma medalha no Cazaquistão”.

É a primeira vez na história de Praia Grande que um judoca do sexo masculino vai disputar um Campeonato Mundial. Gustavo obteve tal feito ao ser o líder do ranking nacional da CBJ. Numa temporada perfeita, ele venceu diversas competições e somou uma pontuação alta. Atualmente, ele tem 720 pontos e o segundo colocado (Gabryel Romero, do Mato Grosso do Sul) tem 515.

Neste ano, Gustavo sagrou-se campeão pan-americano, brasileiro, paulista, brasileiro InterClubes, do Meeting Nacional, da Copa São Paulo e dos Jogos da Juventude; vice-campeão brasileiro regional e foi sétimo colocado no Estadual sub-21. Participou de três etapas do Circuito Europeu (União Europeia de Judô - European Judo Union/EJU). Na Copa de Bremen, na Alemanha, faturou medalha de bronze. Na Copa de Berlim, também em solo alemão, terminou em quinto lugar. Na Copa de Coimbra, em Portugal, ele não terminou a competição entre os oito melhores.

Dados – Aluno da Escola Estadual Doutor Reynaldo Kuntz Busch e morador do Bairro Ocian, o judoca de Praia Grande é filho do chaveiro Pedro, de 58 anos, com a dona de casa Valéria, de 53, e irmão de Thaís, de 30, Thamires, de 28, Caio,de 27, e Thiago, de 24. Ele começou no judô em 2011, após uma recomendação da diretora da Escola Municipal Carlos Roberto Dias, na qual estudava na época.

Ao longo da carreira obteve muitas medalhas. Em 2018, Gustavo foi campeão estadual por faixa (roxa), paulista Inter-regional, vice-campeão dos Jogos Abertos da Juventude, medalha de bronze no Campeonato Brasileiro Regional - Região 5 e na seletiva nacional sub-18. Em 2017, foi campeão dos Jogos da Juventude, vice-campeão estadual Inter-regional e terceiro colocado no Paulistão por faixa. Em 2016, faturou a medalha de bronze na Copa São Paulo. Em 2015, foi campeão por equipe do 47º Torneio Estadual Beneméritos. Em 2014, foi campeão paulista e brasileiro regional sub-13 e ficou em terceiro lugar no Meeting Interestadual.