Praia Grande entrega tablets para equipe de Acolhimento da Saúde

Profissionais orientam e tiram dúvidas dos munícipes nas Usafas

14/8/2019

A Prefeitura de Praia Grande deu mais um importante passo visando aprimorar os atendimentos realizados nas unidades de Saúde da Família (Usafas). O prefeito da Cidade, Alberto Mourão, entregou, nesta quarta-feira (14), tablets para a equipe de Acolhimento da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) local.

Na prática, os tablets serão importantes instrumentos para dar maior agilidade na prestação dos serviços da equipe de Acolhimento da Sesap, que atua nas 27 Usafas da Cidade. Formada por 28 agentes, o grupo busca diariamente orientar da melhor forma possível os munícipes que utilizam o sistema municipal de Saúde.

Durante o acolhimento, o profissional da Sesap tira dúvidas dos pacientes e direciona os usuários para o setor correto da secretaria, garantindo assim a continuidade do atendimento. A atuação da equipe também tem papel fundamental na resolução de trâmites burocráticos que reduzem a agilidade no fluxo das consultas e tratamentos.

“A tecnologia é uma importante ferramenta para aprimorar os serviços na Saúde e em todos os setores da Administração Municipal. Praia Grande tem trabalhado para oferecer os meios de forma igualitária e acessibilidade transparente no sistema de saúde”, comentou o prefeito de Praia Grande.

A Sesap realizou uma série de capacitações com os agentes. A equipe conheceu todos os setores da pasta, entre eles, Regulação, Vigilância Sanitária e Almoxarifado. O grupo também participou de treinamento nas próprias Usafas, no Centro Especializado em Reabilitação (CER) e no Centro de Especialidades Médicas, Ambulatorial e Social (Cemas). Novas etapas visando o aprimoramento do grupo fazem parte da programação da secretaria.

“A atuação da equipe de Acolhimento já está surtindo um efeito positivo dentro das Usafas, inclusive com a redução do absenteísmo. Um aperfeiçoamento desse projeto ainda está em andamento, mas estamos no caminho certo”, analisou o titular da Sesap, Cleber Suckow Nogueira.

O coordenador de Acolhimento da Usafa Antártica, Aílton Prado, destacou que a atuação dos profissionais humaniza o contato com os pacientes. “Essa orientação beneficia a população. A equipe tira dúvidas. Com os tablets poderemos colher informações, consulta de exames e atualizar o cadastro de forma ágil, inclusive enquanto conversamos com os pacientes”.

Atenção Básica – O setor de Atenção Básica de Praia Grande dispõe de 27 Usafas (Unidades de Saúde da Família). As ótimas condições estruturais propiciam para os pacientes e profissionais confortáveis acomodações. A Cidade tem mais de 80 equipes do Programa Saúde da Família e cobertura de 100% da população. Em breve, o Município inaugurará a Usafa Princesa, no Bairro do mesmo nome.