Consultório na Rua realiza atendimento odontológico em PG

Residentes são os responsáveis por efetuar os procedimentos

15/8/2019

A Prefeitura de Praia Grande está ampliando os serviços prestados pelo Consultório na Rua, responsável pelo acesso aos serviços de saúde da população de rua e usuários de drogas. O programa passa a oferecer atendimento odontológico. Os procedimentos são realizados pelo grupo de residentes dessa especialidade que integram a Residência Multiprofissional desenvolvida pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) da Cidade.

O serviço especializado atende uma necessidade diagnosticada pelos próprios profissionais do Consultório na Rua, que encaminhavam o paciente para uma unidade de referência na Cidade. Porém, os atendidos pelo programa não davam continuidade ao tratamento.

Os atendimentos odontológicos ocorrem em sala existente no moderno veículo do Consultório na Rua. Todos os procedimentos seguem as técnicas de assepsia definidas e preconizadas pelos órgãos reguladores do setor da Saúde.

A parceria entre o Consultório na Rua e o Programa de Residência Multiprofissional oferece os seguintes atendimentos odontológicos: limpeza, raspagem, prevenção com uso do flúor, pequenas obturações e restaurações. Trabalho de orientação também é desenvolvido junto aos pacientes.

As ações são organizadas pelos coordenadores do Consultório na Rua, Regiane Bazan e da Residência Multiprofissional, José Isaías. “Caso algum paciente necessite de um atendimento de maior complexidade, é encaminhado para a Usafa do Bairro ou ainda para o Centro Especializado em Odontologia (Ceo)”, disse Isaías, que também atua como preceptor e docente do programa de Residência.

Consultório na Rua – A atuação do programa ocorre em três locais principais no Município: a Área de Transbordo, no Bairro Guaramar; o espaço conhecido como Calipal, no Antártica; e a Praça Roberto Andraus, no Ocian.

Outra função importante da ação do Consultório na Rua é gerar um vínculo com essas pessoas para poder inseri-las em algum tipo de programa que a Prefeitura realiza, independentemente da área, como habitação, cidadania e saúde.

Uma das estratégias adotadas para atuação junto a este tipo de caso é o restabelecimento do vínculo familiar. Para isso, o Consultório na Rua tem tido o apoio dos Centros de Referência em Atendimento Social (CRAS) e o Centro de Referência em Assistência Social (CREAS).