Semana da Família tem bate-papo sobre serviços sociais na E.M. José Padin Mouta

Eventos acontecem em diversas escolas ao longo desta semana

15/8/2019

Os pais e responsáveis pelos alunos da Escola Municipal José Padin Mouta tiveram uma atividade diferenciada na tarde dessa quinta-feira (15). O dia foi marcado por uma palestra com representantes da Secretaria de Assistência Social (Seas) que explicaram o funcionamento os diversos equipamentos do setor. A atividade faz parte da Semana da Família.

Durante o bate-papo foram apresentados os serviços do Cras e as orientações que as famílias podem obter no equipamento.

O coordenador do Cras Quietude, Leandro Mazzo, explicou que o público atendido pelo Cras é de famílias em situação de baixa renda, com crianças com dificuldade de frequência escolar e idosos que precisam do Benefício de Prestação Continuada (BPC). “Além de apresentar o serviço, vamos falar sobre orientação familiar, relações familiares e a responsabilidade que cada um tem e como contribuir dentro da dinâmica familiar. Isso ajuda muito as pessoas e as deixam mais próximas dos equipamentos e serviços”.

A diretora dos programas PIC e Cafes, Jô Luna, destacou a importância dessa integração entre as secretarias. “Estamos trabalhando com fortalecimento de vínculos, fazendo um elo dessas famílias nessas duas vertentes: social e educação”.

A diretora da escola, Isabel Fletcher, explicou a Semana da Família é muito importante porque é o momento de aproximar os responsáveis dos alunos da escola. Uma oportunidade para eles conhecerem mais o trabalho da instituição e dos professores. Também é a hora em que eles podem fazer atividades com as crianças. “Eles participam bastante, vários responsáveis comparecem e fazem as atividades. Mesmo sendo em horário comercial, sempre dão um jeito de estar aqui e saem mais animados ao ver o trabalho que é feito com as crianças”.

Além dos serviços do Cras, a palestra também apresentou aos participantes os serviços prestados pelos PICS, Cafes, Conviver e casas de acolhimento. Durante a Semana da Família as escolas e equipamentos sociais recebem eventos como o que aconteceu nessa tarde na escola Padin. A Semana da Família é uma iniciativa da Secretaria de Educação (Seduc).