PG inicia campanha sobre assento reservado a autistas nos ônibus

Cartazes informativos serão instalados em todas as linhas municipais

19/8/2019

Foto Indisponivel

O direito ao assento reservado nos ônibus é garantido a idosos, gestantes e passageiros com criança de colo, com mobilidade reduzida e deficiência. Neste último, um dos casos é da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (transtorno de desenvolvimento, que prejudica a capacidade de se comunicar e interagir). E para levar isso ao conhecimento da população, todos os 90 ônibus das linhas municipais de Praia Grande receberão cartazes educativos, com informações importantes sobre o transtorno e sobre o direito ao assento especial. A instalação dos informativos deve acontecer até o início de setembro.

A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Praia Grande, através da Secretaria Municipal de Transportes (Setransp), junto com a concessionária do serviço na Cidade, a Viação Piracicabana, após contato com a ONG Almas Azuis. Praia Grande conta atualmente com 708 pessoas diagnosticadas como autistas cadastradas no sistema de transporte municipal.

A presidente da ONG Almas Azuis, Vanessa Venâncio Martins, de 44 anos, é mãe do Igor, de 18 anos. Vanessa conta que, diagnosticado com autismo, o rapaz tem dificuldade de ter seu direito garantido por desconhecimento das pessoas. “Temos sempre muito apoio dos motoristas, porém os passageiros não entendem, porque não é uma deficiência que possa ser constatada visualmente em muitos casos. Por isso, procuramos a Setransp, onde fomos muito bem atendidas”. Martins aprovou a ideia dos cartazes. “Quanto mais informação, melhor”.

A ideia, ainda segundo a presidente, surgiu também após acompanhar a dificuldade que a vice-presidente da entidade, Eliane Lima, tem com seu filho Wagner, de 10 anos, que possui um dos graus mais severos do transtorno. “Nas idas às terapias e tratamentos, sempre encontrávamos dificuldade de fazer as pessoas entenderem que eles têm o direito ao assento reservado, assim como os idosos, as gestantes e demais pessoas. Tenho certeza que agora as coisas serão bem mais fácies”, explicou.

O secretário adjunto de Transportes de Praia Grande, Claudenir de Barros Carneiro, destacou que a Prefeitura de Praia Grande tem sempre procurado atender da melhor forma todos os usuários do sistema de transporte público. “Atualmente, 100% da nossa frota conta com acessibilidade e com ar-condicionado. Esta campanha educativa vai trazer mais conhecimento a toda a população, melhorando muito o serviço oferecido para este público”.

Contato – E dúvidas e sugestões sobre a ação, serviços de transporte público municipal e demais trabalhos relacionados ao assunto desenvolvidos na Cidade podem ser feitas através do telefone de atendimento da Setransp, o (13) 3491-6064, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17 horas. Ou mesmo pela Ouvidoria Municipal, que atende pelo telefone 162, pelo formulário online disponível no site ouvidoria.praiagrande.sp.gov.br e aplicativo de celular “Ouvidoria Praia Grande”.