Parque da Cidade ganha atrações para pessoas de todas as idades

Entrega das obras de revitalização ocorreu no sábado (17)

19/8/2019

O Parque da Cidade promete se transformar em um dos pontos mais visitados em Praia Grande e um ponto de encontro para famílias. O equipamento, que fica localizado no polo Esportivo e Cultural Leopoldo Estásio Vanderlinde, no Bairro Sítio do Campo, ganhou diversas atrações que contemplam todas as faixas etárias. Durante a entrega das obras de revitalização, que ocorreu no sábado (17), uma programação com atividades e apresentações culturais e esportivas agitou as centenas de pessoas que prestigiaram o evento.

Crianças, jovens, adultos e pessoas que estão na melhor idade, munícipes e também turistas que visitam Praia Grande já podem curtir todas as novidades. O Parque da Cidade funciona todos os dias, das 6 às 22 horas.

“Todo esse lindo espaço recebeu diversas melhorias. Tudo foi pensado na família e na convivência harmoniosa entre todas as pessoas e idades. Que a população possa aproveitar o Parque da Cidade da melhor forma possível, com consciência e preservando esta área que é de todos”, disse o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão.

Logo na entrada as novidades já se fazem presentes. Um totem informativo e uma escultura com o texto “ParqueDaCidade” estão instalados no espaço, que será muito disputado por quem gosta de tirar fotos. Playgrounds com balancês, escorregadores e outros brinquedos, equipamentos específicos para ginástica, confortáveis quiosques, áreas verdes com mais de 200 novas árvores plantadas de espécies nativas e exóticas de plantas, além de espaços para prática esportiva.

Outro grande destaque é o Dog Park. O espaço, com 2 mil m², pode ser utilizado por cachorros de todos os portes e conta com obstáculos, rampas, túneis, escadas e bastões, todos exclusivos para os animais de estimação.

“O Dog Park será uma referência para quem tem cachorro aqui em Praia Grande e também de toda região. Com certeza, eu virei aqui com meus cães. Eles vão se divertir bastante e se exercitar também”, comentou a moradora do Bairro Sítio do Campo, Thaís Oliveira, que estava acompanhada de seus três cães, Lola, Beethoven e Jade.

Na área social, o Parque da Cidade ganhou outro importante equipamento. Trata-se do Espaço Conviver Lourdes Fernandes Lopes, que foi todo reformado. Uma área anexa foi construída, onde funcionará o Programa de Integração e Cidadania (PIC) Sítio do Campo.

“Isso aqui é uma maravilha! Eu moro em Praia Grande desde 1966, quando ainda era território de São Vicente. Acompanhei e vi de perto toda essa transformação. A Cidade está sensacional. O Parque da Cidade é espetacular. Vou fazer caminhada, atividades físicas e aproveitar mais a vida aqui”, declarou a aposentada, Geni Lima Araújo.

Festa – A entrega das obras de revitalização do Parque da Cidade foi uma grande festa que reuniu centenas de pessoas. Apresentações de dança cigana, aula de alongamento e exercícios físicos, atividade de slackline, escola de trânsito móvel, contação de histórias e cantinho da leitura foram algumas das atrações. A apresentação da equipe do Canil da Guarda Civil Municipal arrancou aplausos do público.

“Foi um dia especial. Minha filha, a Joana Elis, se divertiu bastante. Brincamos de várias coisas. Ela tem 3 anos e vai aproveitar bastante essas novas atrações do Parque da Cidade. Esse é um espaço para a família curtir junto”, afirmou o técnico em tecnologia da informação, Jorge Camargo.

Segurança - Além de diversão e momentos de lazer, os frequentadores do Parque da Cidade contam também com mais segurança graças à instalação de câmeras de monitoramento que integram o sistema do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe). São 12 câmeras fixas e uma do tipo Domo (giratória e com zoom) em pontos estrategicamente definidos. Um dos equipamentos é dotado do software de reconhecimento facial, já utilizado também em outros pontos e eventos realizados no Município.