Ecoponto Esmeralda é inaugurado e passa a receber o descarte de lixo reciclável

Unidade receberá materiais de segunda a sábado, das 8 às 17 horas

23/8/2019

Praia Grande passou a contar com um novo equipamento para o descarte correto de lixo reciclável: o Ecoponto Esmeralda, que foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (23). A unidade fica na Avenida Ana Pereira de França, em frente ao número 735, e passará a funcionar de segunda-feira a sábado, das 8 às 17 horas. Com a entrega do novo espaço, a Cidade conta agora com 16 ecopontos e a unidade Esmeralda também é o terceiro equipamento público apto a receber pneus no Município.

Os ecopontos de Praia Grande são responsáveis, junto com o serviço de Coleta Seletiva, pelo trabalho de recolha e recebimento de materiais recicláveis do Município. Atualmente, além do Esmeralda, a Cidade conta com unidades em funcionamento nos Bairros Aviação, Sítio do Campo, Nova Mirim, Mirim, Real, Maracanã, Caiçara, Boqueirão, Solemar, Ribeirópolis, Ocian, Canto do Forte, Anhanguera, Melvi e Vila Sônia.

Os locais contam com caçambas para o depósito de itens como plástico, vidro, madeira, podas de árvores e pequenas quantidades de entulho (até 2 m³ por descarte). Todas as unidades recebem também pilhas e óleo de cozinha. O Ecoponto Esmeralda é o terceiro equipamento público para descarte correto de pneus na Cidade, em área coberta para o acondicionamento correto dos materiais. Atualmente, o recebimento e armazenamento temporários destes itens acontecem somente nos Ecopontos Aviação e Caiçara.

Durante a solenidade, o prefeito de Praia Grande Alberto Mourão destacou as ações já realizadas na Cidade voltadas a sustentabilidade e anunciou novidades para a área. “Com a ampliação no número de ecopontos e nos dias de passagem dos caminhões da coleta seletiva, ampliamos a quantidade de itens recebidos. Atualmente, estamos recolhendo em recicláveis aproximadamente 10% do total de lixo da Cidade. Por isso, estamos ampliando para os próximos meses o número de cooperativas de recicladores, passando de duas para três. E a nossa intenção é criar futuramente uma quarta cooperativa destinada ao reaproveitamento de materiais do Rapa Treco, como móveis e eletrodomésticos velhos”.

O secretário de Serviços Urbanos, Katsu Yonamine, explicou que até a construção dos ecopontos seguem a ideia de sustentabilidade pregada pelo projeto. “É uma área construída pela própria Prefeitura. Neste local, reaproveitamos no solo o sextavado que antes estava no trecho conhecido como Centro Expandido Boqueirão e nas pilastras da área coberta, onde será realizado o recebimento de pneus, reaproveitamos madeiras de antigas construções públicas”.

Moradora do bairro há 10 anos, a aposentada Neide Maria Leme, de 64 anos, estava presente na inauguração e elogiou muito o trabalho realizado no local. “Moro bem em frente ao ecoponto e antes aqui era um terreno baldio, onde a população descartava irregularmente lixo. Fico muito feliz em ver no que o local se tornou hoje”. Quem também esteve presente foi a motorista Maria da Conceição Nascimento Santos, de 52 anos, que mora ao lado do novo equipamento. “Adorei o ecoponto. Agora cabe a toda a população entender que todos nós temos o nosso papel e precisamos fazer a nossa parte na reciclagem”.

Pneus – Além do descarte realizado pela população diretamente nos ecopontos, a Sesurb recolhe os pneus descartados irregularmente nas ruas através do projeto Rapa Treco, que também ficam armazenados nestas unidades. Todos os itens são acondicionados seguindo normas específicas de segurança e higiene. A cada 10 toneladas de pneus, aproximadamente, o setor entra em contato com entidade de responsabilidade pós-consumo, que transporta os pneus até as empresas de trituração ou de reaproveitamento.

Endereços – Desde 2012, a Prefeitura disponibiliza na Cidade unidades Ecopontos. Confira os endereços dos equipamentos em Praia Grande:

* Aviação (esquina das ruas Jorge Alves Maciel e Jorge Hagge)
* Sítio do Campo (esquina da Avenida do Trabalhador com Rua Saturnino de Brito, loteamento Guaramar)
* Nova Mirim (Rua Martiniano José das Neves, 1410)
* Mirim (Avenida Presidente Kennedy, ao lado do nº 8462, entre as Ruas 26 de Janeiro e Aldo Coli)
* Real (Rua Lilás, 429)
* Maracanã (esquina da Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas com Rua Dorivaldo Francisco Loria)
* Caiçara (Avenida Presidente Kennedy, ao lado do número 13.684, esquina com Rua Maximina Ildefonso Ventura)
* Boqueirão (Rua Guanabara com Praça 19 de janeiro)
* Solemar (Avenida Presidente Kennedy, na altura do número 21.074, esquina com a Rua Cassimiro de Abreu)
* Ribeirópolis (esquina das Avenidas Diamantino Cruz Ferreira Mourão e Agostinho Ferreira)
* Ocian (Rua Gilberto Amado, 276)
* Canto do Forte (esquina da Rua Xixová com Av. Ecológica Yolanda Giufrida)
* Anhanguera (Rua Clovis Batista dos Santos - antiga Rua Particular, na altura da Rua José Barbosa de Andrade)
* Vila Sônia (Rua Arnaldo Augusto Batista, dentro da Feira Confinada)
* Melvi (Rua Leopoldo Augusto Miguez, entre às Ruas João Caetano e Marcelino de Oliveira - ao lado da Usafa Melvi).
* Esmeralda (Avenida Ana Pereira de França, em frente ao número 735).