PG ganha 6 mil novos moradores e se consolida como terceira cidade mais populosa da Região

Dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

29/8/2019

Praia Grande lidera a Região no número de novos moradores entre 2018 e 2019. A Cidade ganhou 5.927 habitantes no período de um ano e agora conta com 325.073 munícipes, consolidando-se como terceiro município mais populoso da Baixada Santista. Os dados foram divulgados pelo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na quarta-feira (28).

Este levantamento, que toma como base e referência a data de 1º de julho de cada ano, é uma prévia do Censo que será realizado pelo IBGE em todo o País em 2020. O último levantamento deste tipo foi em 2010. Na oportunidade, Praia Grande tinha 262.051 habitantes. Os novos índices apresentados na quarta-feira comprovam que o crescimento da Cidade supera a média nacional. O Município ganhou 63.022 novos moradores desde 2010, média de mais de 7 mil por ano, variação de 24,04%.

Para que a Cidade continue crescendo de forma sustentável, é fundamental o equilíbrio fiscal, fazendo a revisão dos gastos públicos, gerenciando as despesas e buscando novas fontes de receitas. Isso aumenta o poder de investimento. Enquanto o País mergulhava na crise financeira, Praia Grande manteve seu poder de investimentos e cumpriu suas obrigações com servidores e fornecedores. Agora, são dois caminhos: aprimorar os sistemas de saúde, segurança e transporte; e a médio e longo prazos, ampliar serviços pensando na população que chegará no Município”, analisou o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão.

Atrás de Praia Grande, São Vicente foi o que mais recebeu novos moradores de 2018 para 2019, 2.625 pessoas; seguido de Guarujá, com 2.352 pessoas; Bertioga, com 1.513 e Itanhaém, com 1.320.

Ainda de acordo com a iniciativa anual do IBGE, a Baixada Santista ganhou 16.743 novos habitantes e totaliza agora 1.865.397 pessoas. O crescimento em relação a 2018 foi de 1,34%, acima da média nacional de 0,79%.

Ações – A Prefeitura de Praia Grande tem buscado aumentar a oferta de serviços em todas as áreas para melhor atender a população já instalada e os novos moradores. Outra parte deste trabalho é que a Administração Municipal desenvolve estudos e ações já visando preparar o Município para os próximos anos em que o crescimento populacional deverá continuar.

Entre as ações realizadas, destaque para entrega de novas escolas municipais, unidades de Saúde da Família, implantação de mais equipes do estratégia Saúde da Família, obras voltadas a mobilidade urbana, como a reurbanização da Avenida do Trabalhador e a Via do Cidadão, ampliação da coleta seletiva, entrega de novos Ecopontos, reurbanização do calçadão da orla, instalação de novas câmeras e sistemas modernos de monitoramento na Segurança, além do aumento do efetivo e aparelhamento da Guarda Civil Municipal. Também fazem parte deste trabalho novas unidades sociais, além da inauguração de áreas de lazer na Cidade, como o Parque da Cidade e o novo Portinho.

Crescimento econômico – Importante destacar que o crescimento não é só populacional. A Cidade vem atraindo mais investidores relacionados ao comércio e serviços. Grandes redes escolheram o Município para iniciar o projeto de expansão e as atividades na Baixada Santista. Destaque para o KFC, Taco Bell, Decathlon, Havan e a Obramax.

O comércio dentro dos bairros também ganhou força. Exemplo disso é a Avenida Marechal Mallet, no Canto do Forte, que concentra o segmento de bares e restaurantes. O sucesso rendeu para a via um apelido carinhoso: ‘Vila Madalena da Baixada Santista’, alusão ao bairro paulistano que tem essa característica. Os negócios foram estimulados após os investimentos da Prefeitura em infraestrutura.

As marginais da Via Expressa Sul, a Ministro Marcos Freire e a Doutor Roberto de Almeida Vinhas, além da Avenida do Trabalhador também são pontos que concentram grande número de empresas e se transformaram em pontos de destaque comercial.

A tendência é que outras importantes marcas passem a operar em solo praia-grandense nos próximos anos. A perspectiva de geração de milhares de novas vagas de trabalho é real e ainda mais promissora com empreendimentos já anunciados, em fase de implantação e construção, como o Hospital da Casa de Saúde e o Hospital Transmontano, além de um grande shopping que deve se instalar na Cidade no próximo ano.

Outro fator que deve alavancar ainda mais o desenvolvimento de Praia Grande é a implantação do Complexo Andaraguá. O empreendimento prevê a construção de um aeroporto para aviões de carga, além de um parque empresarial, que deve abrigar mais de 200 galpões de 10 mil metros quadrados cada para a instalação de empresas de comércio exterior. O projeto do aeródromo já foi aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Serão 15 mil empregos diretos e indiretos.