Representantes de PG apresentam programa ambientais ao Condema

Iniciativas que integram as diretrizes do Programa VerdeAzul foi apresentada no dia 28

30/8/2019

Projetos como o Cidadania Ambiental, de Plantio de árvores nativas da Mata Atlântica por alunos, e programa Praia Grande Natural, foram algumas das iniciativas apresentadas pela palestrante Eliane Queiroz, responsável pelo Departamento de Educação Ambiental, da Secretaria de Educação (Seduc) de Praia Grande, e conselheira no Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (CBH – BS), na tarde de quarta-feira (28), na reunião ordinária do Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Condema). O encontro ocorreu na Casa dos Conselhos, no Bairro Tupi, e contou com a presença de empresários, de moradores e representantes do poder público.

A reunião antecedeu ao envio dos relatórios para o programa Município VerdeAzul, que tem como objetivo estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo. A palestrante Eliane Queiróz explicou aos membros do Condema a importância da realização de programa ambientais pela Secretaria de Educação e que refletem em toda a Cidade. “Quando as crianças e jovens conhecem as ações que a Administração Municipal realiza, eles ficam encantados e compreender a importância de preservar nosso meio ambiente”, ressaltou a palestrante.

Nesse contexto, a palestrante também apresentou o trabalho que está sendo realizado pelos nos Comitês da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (CBH – BS), do Ribeiro de Iguape e do Litoral. A ação em conjunto visa constituir vínculos sociais e institucionais dessa forma benefício o patrimônio hídrico que é tão importante para os municípios. Dessa forma, as regiões litorâneas do Estado são importantes, pois estão intimamente ligadas à interação de água doce, salgada e salobra, o que demanda uma gestão integra das aguas interiores e costeiras.

A representante do Condema, Mariane Laurentino, salientou que tanto as ações realizadas pelo Município quanto pelos Comitês vêm ao encontro das atribuições do conselho como a formulação das políticas públicas de proteção ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. A próxima reunião do Condema está agenda para o dia 25 de setembro às 15 horas, na Casa dos Conselhos de Praia Grande, localizada na Rua Xavantes n° 51, Bairro Tupi.

Atendimento – A Casa dos Conselhos de Praia Grande tem uma programação extensa para a segunda quinzena de agosto. O equipamento foi desenvolvido a meta de reunir todos os Conselhos da Cidade incentivando a participação popular, estreitando as relações entre governo e sociedade civil em prol do cidadão e do desenvolvimento do Município. A Casa dos Conselhos está instalada no Vivência Tupi, que fica na Rua Xavantes, 51, no Bairro Tupi. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.

É a partir do equipamento que são estabelecidas as políticas públicas com a participação direta da população em diversos segmentos como: educação, saúde, meio ambiente, turismo, criança, adolescente, juventude, defesa civil, dentre outras.

Informações sobre a Casa dos Conselhos podem ser obtidas no telefone: 3496-5376.