Conjunto habitacional com 1.980 unidades será construído no Vila Sônia

Empreendimento será destinado a faixa 2 do Programa Minha Casa, Minha Vida

3/9/2019

O projeto do empreendimento imobiliário HM Brisa do Mar, da HM Engenharia, foi apresentado oficialmente para as autoridades e sociedade em geral de Praia Grande na noite de segunda-feira (2). O projeto prevê a construção de 7 condomínios fechados, totalizando 1.980 unidades no Bairro Vila Sônia, na área conhecida como Kalipau. O investimento previsto pela empresa na execução das obras é de R$ 297 milhões. O empreendimento será destinado a faixa 2 do programa Minha Casa, Minha Vida.

O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, participou do evento e ressaltou as ações e obras voltadas a infraestrutura que vem ocorrendo ao longo dos últimos anos pela Administração Municipal em todos os bairros da Cidade, em especial, na região do Vila Sônia, Antártica e Glória.

“Hoje temos mais de 90% dos bairros pavimentados, com rede de drenagem instalada, inclusive os canais do Bairro Vila Sônia e seu entorno foram ou estão sendo urbanizados. A infraestrutura viária moderna e uma boa distribuição de serviços públicos também são destaques. Além disso, a Sabesp estará instalando a rede de esgoto nesta área nos próximos meses. São detalhes importantes, que fazem o diferencial para um investimento como esse que a empresa se propõe a fazer”, disse o chefe do Executivo praia-grandense.

O empreendimento está inserido na faixa 2 do programa Minha Casa, Minha Vida e é destinado às famílias com renda de até R$ 4.000,00. A Prefeitura, por meio da lei complementar municipal 675/14, concedeu benefícios visando fomentar a produção ou a aquisição de novas unidades habitacionais construídas através do Programa. A empresa utilizará o cadastro habitacional municipal para seleção dos futuros proprietários dos imóveis. Atualmente, há cerca de 4,3 mil famílias inscritas que estariam nesta faixa.

A diretora executiva da HM Engenharia, Sylvia Bianco, falou sobre as pretensões do grupo: “Este é o nosso segundo projeto na Baixada Santista em dois anos (o primeiro, Residencial Costa Verano, está localizado no Guarujá). O lançamento do empreendimento HM Brisa do Mar tem como objetivo aumentar a oferta de moradias para a população local com um preço bastante atrativo. Os imóveis terão metragens que vão de 40 m² a 42 m². As 1.980 unidades, distribuídas em sete condomínios, serão destinadas às famílias que comprovarem residência na Praia Grande, atendidas e selecionadas no cadastramento oficial da demanda municipal”, adiantou.

Infraestrutura - Entre as obras já executadas pela Prefeitura nos últimos meses no bairro e em e seu entorno, são destacados os seguintes serviços: canal Vila Sônia, retificados 500 metros lineares e conjuntamente urbanizadas 1,5 km de vias; obras de revitalização da Rua José Martins de Souza (da Avenida Ministro Marcos Freire até a Avenida do Trabalhador); Rua Maria Rosa Correa e Madalena Garcia Fonseca (da Avenida Ministro Marcos Freire até a Avenida do Trabalhador); Rua Caminho do Guaramar (da Avenida Ministro Marcos Freire até a Avenida do Trabalhador); Ruas Dante Chini, Augusto Ribeiro e Franklin Alves de Moura (da Rua Caminho do Guaramar até Madalena Garcia Fonseca); Rua Durval Pereira da Fonseca (da Avenida Ministro Marcos Freire até Rua Caminho do Guaramar); Ruas Celso Ramos de Oliveira, João Abdalla e Samuel Aunweor (da Rua Maria Rosa Corrêa até Avenida dos Trabalhadores); Rua Antonio José Gonçalves (da Rua Samuel Aunweor até Rua José Júlio Martins Batista).

Outras importantes obras estão em andamento. Uma delas é a revitalização da Avenida do Trabalhador, que beneficiará os bairros Antártica, Glória, Vila Sônia e Sítio do Campo. Esta via interliga esta região da Cidade. Estão sendo executados trabalhos em 2,5 km da via. O projeto prevê diversas ações, com destaque para a colocação de uma nova rede de drenagem com maior capacidade de captação das águas pluviais, trechos duplicados e calçadas urbanizadas. Complementando as ações as ruas Alcino Vicente leal, Maria Peres, Ernesto José Guerra, Pedro Baptista Menezes, José da Costa Monteiro, Antonio Cândido da Silva, Roberto Santos e Edila Amazonina Rodrigues Santos terão trechos pavimentados. O investimento nas obras será de R$ 27,8 milhões.

Outro trabalho da Prefeitura é a de retificação do Canal do Barroso, trecho que vai da Rua Engenheiro Antônio Lotuffo até altura do Canal dos Japoneses (575 metros). Compreende a escavação e revestimento com perfis metálicos e placas de concreto. Também um trecho de 200 metros do canal dos Japoneses, ao qual o Barroso interliga-se, será revestido com a mesma técnica. O projeto ainda contempla trechos da Rua Martim Francisco (760 m) e Avenida Silvio Luiz Barroso (600 m), que além de receberem pavimentação asfáltica, também terão as calçadas urbanizadas. O investimento é de cerca de R$ 5,2 milhões. O prazo de execução é de 12 meses.

Estão em licitação os projetos de revitalização da Avenida Antônio Cândido da Silva e urbanização de trecho do Canal Vila Sônia (no loteamento Jardim Glória). A Prefeitura iniciou ainda estudos para elaboração de projetos visando a revitalização da Avenida Sergio Gregório (paralela ao Kalipau) e Rua José Roberto Correa.