PDA completa 11 anos de existência com programação especial e números expressivos

Abertura de exposição e dois espetáculos estão confirmados para a ‘festa’

9/9/2019

Para comemorar os 11 anos de existência do Complexo Cultural Palácio das Artes e números expressivos, a Secretaria de Cultura e Turismo de Praia Grande prepara uma programação cultural especial para moradores e turistas. As atividades acontecem gratuitamente nos dias 11 (data do aniversário) e 12 de setembro, contando com a apresentação de dois espetáculos produzidos no Núcleo Artístico Palácio das Artes (“Trilogia do Desalento” e “O dinheiro do Tio”) e abertura da exposição “Realidade Via Surreal – Projeto Questões Humanas”.

Na quarta-feira (11), o Hall de Entrada do Palácio das Artes passa a receber a exposição “Realidade Via Surreal – Projeto Questões Humanas”, com nove quadros do artista plástico Narciso Variz. O autor das obras visa focar na realidade humana e na metafísica através do surrealismo, buscando o questionamento e as razões humanas. A abertura ocorre às 15 horas.

Ainda no mesmo dia, a comédia “O dinheiro do tio” traz o retorno de Ricardo à casa de seu tio milionário, um senhor que está à beira da morte. Para conseguir ficar com o dinheiro, o sobrinho finge um amor incondicional ao seu tio Inácio, trazendo junto consigo, além de seus dois filhos adolescentes, a sua ex-mulher e sua irmã completamente ‘preocupadas’ com o estado de saúde dele. A divertida apresentação ocorre às 20 horas (ingressos distribuídos uma hora antes do evento) e tem classificação indicativa de 12 anos.

Já na quinta-feira (12), a “Trilogia do Desalento” é composta por três Atos (Alice Despedaçada, Amor pra Recomeçar e Encontros e Despedidas) que contam a trajetória de Alice e David e como suas histórias foram marcadas por tristes acontecimentos. Com classificação indicativa de 12 anos, o espetáculo tem início às 19 horas (ingressos também distribuídos uma hora antes) e tem três horas de duração.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Esmeraldo Vicente dos Santos, o Dinho, a programação especial tem como objetivo justamente aquele previsto na inauguração do PDA: o de democratizar o acesso à cultura no Município. “Oferecer programação gratuita é o dever de todo o equipamento público e principalmente no quesito cultural. Nós podemos notar o quanto estamos evoluindo e os números demonstram isso”, conta Dinho.

Para exemplificar a fala do responsável da pasta, os índices podem ser vistos com o número de visitantes do local nos mais variados eventos, em sua maioria, gratuitos. No período de um ano, por exemplo, o Teatro Serafim Gonzalez recebeu mais de 50 mil pessoas, totalizando mais de 368 mil nos 11 anos. Já o Museu da Cidade, teve a presença de 10 mil pessoas e quatro exposições nos últimos 12 meses, além de mais de 5 mil pessoas que passaram pela Galeria de Artes Nilton Zanotti no mesmo período.

Outra forma de fomentar a cultura em Praia Grande é com o Núcleo de Criação Artística Palácio das Artes. Inaugurado em 2014, o Núcleo tem cinco anos de funcionamento e atende cerca de 800 alunos mensalmente. Dinho afirma que as atividades oferecidas auxiliam no desenvolvimento cultural.

“Conseguimos criar grupos de excelência como a Banda Show Palácio das Artes, Chorões do Palácio, Camerata de Violões de Praia Grande (em parceria com a Secretaria de Educação), a Cia de Criação Teatral, Grupo Insuporsanos e Corpo Híbrido que participam dos mais diversos eventos da Sectur e têm a possibilidade de mostrar o trabalho realizado diariamente pelos nossos professores e alunos”, completa o responsável da pasta.

As atividades oferecidas nas seis salas de aula são diversificadas: canto e coral, violão, teatro, bateria, percussão, flauta, teoria musical, musicalização, performance corporal e artes visuais. Uma das novidades no ano foi a inserção do curso de ukulelê, instrumento de origem havaiana. Todas as oficinas são voltadas para maiores de 14 anos, exceto as de performance e artes visuais (oferecidas pela Divisão de Artes Visuais), que podem ser feitas por crianças acima de 7 anos.

Confira abaixo a programação completa do aniversário de 11 anos do Palácio das Artes:

11/09 (Quarta-feira)
- Abertura da exposição "Realidade via surreal - Projeto Questões Humanas - 15 horas (Hall de Entrada)
- Espetáculo "O dinheiro do tio" (classificação indicativa 12 anos) - 20 horas (ingressos distribuídos a partir de uma hora antes do evento)

12/09
- Trilogia do Desalento (Espetáculos "Alice Despedaçada", "Amor pra Recomeçar" e "Encontros e Despedidas") - Classificação indicativa 12 anos - 19 horas (ingressos distribuídos a partir de uma hora antes do evento)