Em sua primeira competição, aluno cadeirante de PG ganha ouro e é destaque dos Jogos Escolares do Estado

Emanuell Praxedes de Souza venceu prova dos 800 metros para cadeirantes

16/9/2019

O aluno da Escola Municipal São Francisco de Assis, Bairro Boqueirão, Emanuell Praxedes de Souza, foi um dos destaques dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP). O jovem, que cursou a 6ª série, em Praia Grande, ganhou a medalha de ouro no atletismo, na prova de 800 metros para cadeirantes, categoria sub-14.

O desempenho surpreendente rendeu elogios dos organizadores da disputa. O que deixou todos ainda mais perplexos é que a edição dos Jogos Escolares do Estado foi a primeira competição oficial que Emanuell participou desde que começou a treinar no SupesEscola, no mês de janeiro deste ano. “Este é um momento especial”, disse o jovem.

Aos 12 anos, Emanuell começou a treinar arremesso de peso. O aluno da rede municipal de ensino não se adaptou a modalidade. As professoras Daniele e Mariá decidiram apresentar as provas de velocidade do atletismo. Foi então tudo mudou. “Gostei bastante dos treinos. Todas as atividades que faço no SuperEscola são muito boas”, disse.

Agora, por conta dos ótimos resultados obtidos no Jogos Escolares do Estado, o jovem praia-grandense vive a expectativa de ser convocado pelo Estado para competir nas Paralimpíadas Escolares. “Estou ainda mais motivado para seguir treinando e participando de novas competições”, declarou Emanuell.

A mãe de Emanuell, Angélica Maria Nogueira de Souza, é só orgulho quando o assunto é a conquista do ouro nos JEESP e a nova fase da vida de Emanuell. Com sorriso no rosto, ela deixa claro que seguira ao lado e apoiando o filho em todas as atividades que decidir realizar. “Ela é um orgulho para todos nós. Não deixa o fato de usar cadeira de rodas atrapalhar seus planos. Não podemos deixar de acreditar em nossos filhos. A vitória é certa”.

Estrutura - O jovem utiliza a estrutura esportiva disponibilizada pela Prefeitura de Praia Grande para se preparar para as competições. Os treinos semanais são realizados na Pista Municipal de Atletismo, equipamento que é homologado pela Federação Internacional da modalidade (IAFA).

Encontro – Nesta segunda-feira, o jovem, ao lado de 40 dançarinas do grupo da Escola Municipal Porto das Artes, que conquistaram quatro troféus em um Festival na Argentina, encontraram o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, no Paço Municipal. O chefe do Executivo praia-grandense elogiou os alunos municipais pelos resultados obtidos e destacou que a Cidade seguirá investindo no Programa Superescola e, desta forma, oportunizando atividades culturais e esportivas para crianças de 7 a 17 anos gratuitamente.

“Praia Grande já vem realizando esse trabalho há anos. A Cultura e o Esporte são ferramentas de transformação e que modificam a vida e visão de mundo das crianças oferecendo bons exemplos e caminhos. Esses jovens são referências de sucesso deste trabalho. Desejo tudo de melhor em suas vidas” declarou o prefeito.