Ecoponto Quietude é inaugurado

Equipamento é o 17º em funcionamento na Cidade

20/9/2019

Para oferecer aos moradores do Quietude um local adequado para o descarte correto de materiais recicláveis, a Prefeitura de Praia Grande inaugurou, na manhã desta sexta-feira (20), um Ecoponto do Bairro. A unidade é a 17ª em funcionamento na Cidade. Os ecopontos recebem de segunda a sábado, sempre das 8 às 17 horas, itens como vidro, madeira, plástico, pilhas, entre outros. O Ecoponto Quietude fica na Rua das Acácias, s/nº, esquina com a Rua Eros Emílio Turolla, na altura das Praças Jorge Luis de Souza e Wilson Floriano de Lima.

O equipamento tem aproximadamente 350 m² e conta com área murada, calçada e área administrativa e conta com caçambas para o depósito dos itens. Além dos materiais recicláveis tradicionais, os ecopontos de Praia Grande recebem ainda podas de árvores e pequenas quantidades de entulho (até 2 m³ por descarte). Todos os Ecopontos recebem também óleo de cozinha; e as unidades do Caiçara, Aviação e Esmeralda são as únicas que contam com área coberta para o recebimento de pneus.

Os ecopontos, junto com o serviço de Coleta Seletiva, são responsáveis pelo trabalho de recolha, recebimento e encaminhamento para o reaproveitamento de recicláveis na Cidade. Os itens são encaminhados para Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Acamar) e a Cooperativa de Coletores e Recicladores de Materiais Inorgânicos Nova Vida (Coopervida).

O secretário de Serviços Urbanos de Praia Grande, Katsu Yonamine, destacou a importância dos Ecopontos. “Para se ter uma ideia, somente esse ano, nós recebemos e encaminhamos para o reaproveitamento aproximadamente 50 toneladas de pneus, o que dá cerca 6 mil pneus. Itens esses que poderiam estar largados em áreas públicas, causando muitos transtornos urbanos”.

Katsu explicou ainda que as unidades são ferramentas essenciais para a conservação da limpeza da Cidade, além de incentivar a sustentabilidade e o reaproveitamento de materiais. “Desde que iniciamos o trabalho, a quantidade de itens descartados nestes locais vem aumentando, o que mostra que a população tem aderido cada vez mais a essa ideia ambiental. Toda a população tem papel fundamental nesse trabalho.

O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, explicou que os pequenos resíduos da construção civil, gerados pela própria população, também é uma preocupação da Administração. “Sabemos que hoje a Cidade conta com aproximadamente 1 residência cada para cada 3 habitantes. Com isso, estimamos que existam em Praia Grande em torno de 200 mil moradias. Grande parte delas passam por pequenos reparos constantemente, e esses resíduos gerados de concreto, pinturas, entre outros, podem ser trazidos ao Ecoponto”.

O presidente da Associação Amigos do Bairro Quietude, Wilson Siqueira Pedroso, explicou que o equipamento será de muita importância para os moradores do local. “Mesmo que aqui seja muito organizado, ainda temos problemas urbanos que sejam resolvidos com esse ecoponto e, principalmente, se toda a população colaborar. Nós, como associação, vamos ajudar a divulgar e mostrar que todos têm o seu papel nesse trabalho”.

Presente na inauguração, a costureira Edna Ferreira Soares Pinheiro, 66 anos, disse que não tem justificativa para quem descarta lixo na rua. “Moro nos bairros há muitos anos e sempre separei meu lixo reciclável. Todo mundo deve colaborar para termos uma Cidade sempre limpa”.

Endereços – Desde 2012, a Prefeitura disponibiliza na Cidade unidades Ecopontos. Confira os endereços dos equipamentos em Praia Grande:

* Aviação (esquina das ruas Jorge Alves Maciel e Jorge Hagge)
* Sítio do Campo (esquina da Avenida do Trabalhador com Rua Saturnino de Brito, loteamento Guaramar)
* Nova Mirim (Rua Martiniano José das Neves, 1410)
* Mirim (Avenida Presidente Kennedy, ao lado do nº 8462, entre as Ruas 26 de Janeiro e Aldo Coli)
* Real (Rua Lilás, 429)
* Maracanã (esquina da Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas com Rua Dorivaldo Francisco Loria)
* Caiçara (Avenida Presidente Kennedy, ao lado do número 13.684, esquina com Rua Maximina Ildefonso Ventura)
* Boqueirão (Rua Guanabara com Praça 19 de janeiro)
* Solemar (Avenida Presidente Kennedy, na altura do número 21.074, esquina com a Rua Cassimiro de Abreu)
* Ribeirópolis (esquina das Avenidas Diamantino Cruz Ferreira Mourão e Agostinho Ferreira)
* Ocian (Rua Gilberto Amado, 276)
* Canto do Forte (esquina da Rua Xixová com Av. Ecológica Cinthia Giufrida)
* Anhanguera (Rua Clovis Batista dos Santos - antiga Rua Particular, na altura da Rua José Barbosa de Andrade)
* Vila Sônia (Rua Arnaldo Augusto Batista, dentro da Feira Confinada)
* Melvi (Rua Leopoldo Augusto Miguez, entre às Ruas João Caetano e Marcelino de Oliveira - ao lado da Usafa Melvi)
* Esmeralda (Avenida Ana Pereira de França, em frente ao número 735).
* Quietude (Rua das Acácias, s/nº, esquina com a Rua Eros Emílio Turolla, na altura das Praças Jorge Luis de Souza e Wilson Floriano de Lima).

Coleta Seletiva – A coleta seletiva de Praia Grande acontece meia hora antes da coleta domiciliar. Confira cronograma completo:

* Terça, quinta e sábado (dia)
Anhanguera, Antártica, Glória, Nova Mirim, Quietude, Santa Marina, Sítio do Campo (lado Guaramar), Tupiry e Vila Sônia.
* Segunda, quarta e sexta (noite)
Aviação, Boqueirão, Canto do Forte, Guilhermina, Sítio do Campo (lado Kartódromo) e Tupi.
* Terça, quinta e domingo (noite)
Caiçara, Maracanã, Mirim, Ocian e Real.
* Segunda, quarta e sexta (dia)
Cidade da Criança, Esmeralda, Flórida, Melvi, Princesa, Ribeirópolis, Samambaia e Solemar.