Médico Jairo Bouer alerta sobre Setembro Amarelo

Palestra integrou a IV Feira do Estudante de Praia Grande

25/9/2019

Foto Indisponivel

Os jovens nascidos pós anos 90 são considerados hiperconectados, de acordo com a pesquisa realizada pela Fundação Telefônica. E pensando nisso a Administração Municipal, por meio da Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve), convidou o médico psiquiatra Jairo Bouer, para falar sobre o tema ‘Como as redes sociais influenciam nas emoções – Setembro Amarelo’, para mais de 250 estudantes que lotaram o auditório principal. A palestra integrou a IV Feira do Estudante, que ocorreu no Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues, no Bairro Quietude.

A Feira do Estudante já é indicada como o maior evento da Região Metropolitana da Baixada Santista, no setor, sendo estimado que mais 20 mil estudantes visitem o evento. O palestrante ressaltou a importância das mídias em abordarem o tema Setembro Amarelo, alertando principalmente os jovens a buscarem ajuda para combater a depressão. Nesse mesmo contexto, o médico também ressaltou que depressão é um transtorno e deve ser tratado.

De acordo com Jairo Bouer as redes sociais estão muito presentes na vida de todo mundo, por outro lado mesmo conectado a máquinas os indivíduos sentem sozinho."Hoje em dia, o que acontece nas redes sociais é real, os jovens vivem imersos. Por conta disso, nós começamos a notar algumas questões. Começam a surgir problemas de saúde, no comportamento e podem até afetar o rendimento escolar”.

O médico ainda mostrou aos participantes da palestra, que se deve fazer o uso mais conscientes dos equipamentos tecnológicos, que os país devem estar sempre alerta sobre a utilização das redes sociais. Bouer salientou que a solução é saber utilizar a tecnologia com moderação, pois no mundo contemporâneo, já é quase impossível viver sem ela. E ao mesmo tempo um jovem que esteja em estado depressivo e tenho passado por cyberbullying deve procurar a ajuda de um profissional.

“Essa geração sofre muito do ponto de vista emocional. Desconfiamos que as tecnologias, em especial as redes sociais, podem estar causando esse sofrimento. Os jovens devem procurar um ponto de equilíbrio, pois a uma boa saúde mental é essencial. Também é necessário que se perca o preconceito, e procurar a ajuda de um profissional”, comentou o médico.

Setembro Amarelo – Iniciada em 2015, a campanha brasileira de prevenção ao suicídio, é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia de 10 setembro passou a ser o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e, a ideia é divulgar eventos que abracem a causa, provendo debates sobre o tema e alertando a população sobre a importância da discussão.

Ações para a Juventude – Praia Grande segue desenvolvendo diversas inciativas e políticas públicas para os jovens e para seus familiares, por meio de parcerias entre secretarias municipais e órgãos governamentais como Semana do Hip Hop, Oficina de Iniciação ao Skate, Feira do Estudante, Festival de Esportes Radicais (Fera), dentre outros.