Praia Grande recebe reunião da Câmara Temática de Mobilidade e Logística

Órgão, ligado ao Condesb, se reuniu no Paço Municipal na manhã desta quarta-feira (2)

2/10/2019

Com a presença de representantes das Administrações Municipais da Região Metropolitana da Baixada Santista e do Governo do Estado, Praia Grande foi sede na manhã desta quarta-feira (2) de reunião ordinária da Câmara Temática de Mobilidade e Logística do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb). O encontro de trabalho foi realizado no Paço Municipal, no Bairro Mirim.

A abertura do evento foi realizada pelo prefeito de Praia Grande, Alberto Pereira Mourão, que destacou a importância da comunicação entre as nove cidades da Região. “É preciso trabalhar de forma integrada. E a mobilidade tem um papel fundamental nisso, uma vez que a Região, como um todo, está interligada, seja de forma econômica ou social”.

Mourão destacou a necessidade de todos serem cidadãos metropolitanos. “Vejo saídas para a economia da região com a instalação do Complexo Andaraguá e no Polo Industrial de Cubatão. Mas se não pensarmos de forma globalizada, com planos estratégicos, com planejamento de mobilidade, não adianta. Temos que estudar em conjunto formas que facilitem a locomoção das pessoas na nossa região”.

Depois da abertura, foi lida e aprovada a ata da reunião anterior, que, entre outras coisas, abordou assuntos como planos de mobilidade de cada cidade, além estudos para uma regulamentação do uso dos patinetes.

Durante a reunião, o representante da Secretaria de Estado de Logística e Transporte, Ricardo Goulart, expôs a realidade atual do sistema de transporte de passageiros via catraias. Hoje, são cinco linhas na Baixada Santista, contemplando as cidades de Santos, Guarujá e Bertioga, com uma média diária de 29 mil passageiros.

Dentre as propostas feitas pelos profissionais do transporte de catraias junto à Secretaria está a regulamentação do sistema e a desvinculação da tarifa das catraias das lanchas da Dersa. E em debate entre os integrantes da Câmara, foi definido que será levantado junto ao liquidante da empresa informações sobre o impacto no sistema e levantamento de documentações pré-existentes para que o assunto seja levado, via Condesb, ao Governo do Estado.

Ao final da reunião, os presentes conheceram pessoalmente ainda as estruturas do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) de Praia Grande, considerado um dos maiores complexos tecnológicos de monitoramento do País.

O coordenador da Câmara Temática, Adilson Luiz Gonçalves, agradeceu a participação de Praia Grande e disse que a reunião realizada na Cidade foi muito positiva. “Nossa luta é para que todos os Municípios trabalhem as questões de forma integrada para que não haja, por exemplo, um projeto ou uma iniciativa que conflite com outra cidade, gerando problemas até para a própria população, que acaba transitando entre elas. As discussões são sobre todos os modais de transportes e todas as necessidades dos municípios nesse sentido”.

O secretário municipal de Transportes, José Americo Franco Peixoto, explicou que é muito gratificante para a Cidade receber uma reunião como essa. “Praia Grande foi a primeira a receber essa reunião fora da sede da Agem e é muito bom abrir espaço para discussões tão positivas para a questão da mobilidade urbana na Região”.
A próxima reunião da Câmara Temática de Mobilidade e Logística acontecerá na cidade de Guarujá, no dia 6 de novembro.