Praia Grande inaugura nova sede da Defesa Civil

Unidade funciona junto ao Corpo de Bombeiros, que também passou por obras

31/10/2019

Foto Indisponivel

Dois importantes equipamentos da área de segurança foram entregues nesta quinta-feira (31), em Praia Grande: a construção da sede da Coordenadoria de Defesa Civil do Município e a revitalização do posto de Bombeiros, localizados no Bairro Maracanã. Um dos destaques fica por conta da sala operacional que possibilita o acompanhamento de ocorrências em tempo real.

Localizada na Rua Mario Daige, a base da defesa Civil conta com sala de atendimento ao público, almoxarifado e uma sala de trabalho equipada com monitores interligados com o sistema de videomonitoramento do Município, o que vai permitir o acompanhamento em tempo real de áreas consideradas suscetíveis a risco no Município.

A ideia é monitorar as praias, em períodos de ressaca das marés, os bairros, nos casos de grandes índices de chuva e pontos próximos aos rios da Cidade. Os locais foram mapeados pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e pelo Serviço Geológico do Brasil – CPRM.

No local também será possível acompanhar em tempo real os pluviômetros automáticos instalados na Cidade, que medem a quantidade de chuva que cai em Praia Grande.
Anteriormente, a Defesa Civil funcionava na base da Guarda Civil Municipal (GCM), no Bairro Quietude.

Para o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, a instalação da Defesa Civil anexa ao Corpo de Bombeiros vai otimizar os trabalhos dos dois órgãos. “A ideia é interligar serviços que tenham alguma relação. Sempre buscamos essa integração. Além disso, sabíamos da necessidade de algumas reformas no posto do Corpo de Bombeiros e viabilizamos essas melhorias que refletem no serviço para a população”.

Na ocasião, o chefe do Executivo lembrou ainda de outros investimentos da Administração Municipal na área de Segurança Pública, como o novo Batalhão de Polícia Militar, construído na entrada da Cidade em parceria com a Prefeitura e que deve ser entregue até o final do ano; e a instalação da 3ª Companhia de Polícia Militar de Praia Grande, no Bairro Ocian onde atualmente funciona o batalhão. Adiantou ainda que 24 câmeras de monitoramento serão instaladas na orla, voltadas para a praia, focalizando o mar, para auxiliar no trabalho de prevenção de afogamentos do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar).

O coordenador da Defesa Civil de Praia Grande, Luciano Gomes Souza, acredita que as novas instalações possibilitarão um atendimento ainda mais preciso às eventuais ocorrências na Cidade. “Praia Grande vem realizando um trabalho bastante efetivo, com o monitoramento de áreas e planejamento de ações. Certamente, a nova base será um importante recurso para melhorar ainda mais esse trabalho”.

Bombeiros - Entre as obras realizadas no 6º Grupamento de Bombeiros estão a reforma dos telhados, das calçadas, dos pisos internos e externos, além das calçadas no entorno do prédio. Também foi realizada a revisão geral das instalações elétricas e hidráulicas.

Além disso, de acordo com o major Maurício Bilotti Machado Cunha, comandante do 6º Grupamento de Bombeiros, em breve, o posto de Praia Grande deverá contar com novos equipamentos adquiridos pela Administração Municipal. “A Prefeitura é uma grande parceira dos Bombeiros e nos presta um importante apoio. Um exemplo são os equipamentos de salvamento em altura e mergulho que estão em processo de aquisição pela Prefeitura. Só temos a agradecer”.

Participaram da solenidade ainda o secretário de Assuntos de Segurança Pública, Maurício Vieira Izumi, secretários de outras pastas municipais, vereadores e representantes das polícias Civil e Militar.