Obras de revitalização do Centro do Bairro Ocian avançam

Praça Roberto Andraus também será remodelada. Investimento é de R$ 24 milhões

5/11/2019

As obras de revitalização do Centro Expandido do Bairro Ocian, que a Prefeitura está executando, estão avançando e mudando o aspecto urbanístico do local e seu entorno. O projeto contempla a Avenida Dom Pedro II e Ruas Oceânica Amábile e Dr. Vicente de Carvalho, no trecho da Avenida Presidente Kennedy até a Castelo Branco, além das respectivas ruas transversais. A Praça Roberto Andraus, conhecida por abrigar a feira de artesanato e de alimentação, também está sendo remodelada. O investimento é de cerca de R$ 24 milhões.

Atualmente os trabalhos estão concentrados na Avenida D. Pedro II, Rua DR Vicente de Carvalho, Rua Oceânica Amábile e Praça Roberto Andraus. Além da instalação da nova rede de drenagem, as vias, nos respectivos trechos existentes na área delimitada das obras, serão repavimentadas. Os trabalhos estão avançados no trecho de obras que vai da Av. Castelo Branco (avenida da praia) até a Rua Gilberto Amado, onde está sendo executada a pavimentação com intertravados de concreto e as calçadas estão recebendo pedra Goiás (nos mesmos moldes da Av. Pres. Costa e Silva, no Bairro Boqueirão).

Na Rua Vicente de Carvalho já finalizaram os trabalhos de instalação da nova rede de drenagem finalizou e a pavimentação do leito carroçável (intertravados de concreto), e das calçadas (Pedra Goiás) já está chegando à Av. Presidente Kennedy, último trecho da via. É importante ressaltar que nas demais vias a pavimentação será asfáltica e nas calçadas será utilizado o piso intertravado de concreto (seguindo o padrão já existente na Av. D. Pedro II).

Praça Roberto Andraus – Na Praça Roberto Andraus, as estruturas cobertas, que abrigavam a feira de artesanato e de alimentação foram demolidas e estão sendo realizadas ações efetivas de reestruturação do local. O projeto dará um novo aspecto ao local: será aberto novo trecho da Rua Olavo Bilac, interligando-se a Rua Oceânica Amábile. Com isso a Igreja será separada da praça. Haverá, após a conclusão as obras, um melhor ordenamento ao trânsito local, além de calçadas e espaços externos mais modernos e adequados para os pedestres.

Nova estrutura será construída em concreto e receberá cobertura de policarbonato com policarbonato (nos mesmos moldes da Área de Eventos do Bairro Guilhermina). O local terá função múltiplo uso. Ladeando a Avenida Dom Pedro II será construída a estrutura maior, com 44 m x 6 m, onde se localizará a área de alimentação e junto a ela será montado um espaço com mesas e cadeiras (Lounge). Ladeando o novo trecho da rua Olavo Bilac e a Rua Gilberto Amado se localizarão as outras estruturas, com 38,5 m x 6 m, onde serão instalada a área de artesanato.

A praça terá piso em pedra Goiás. Uma preocupação da Prefeitura foi o projeto paisagístico, que priorizou a preservação das árvores existentes. O local ganhará novo e moderno mobiliário urbano (bancos e lixeiras). Complementando os trabalhos a praça ganhará novas instalações elétricas, luminárias e câmeras de segurança. Ao final das obras, moradores e turistas ganharão um equipamento moderno, com mais conforto e segurança para moradores e turistas.