Alunos vencedores da Gincana Verde visitam Parque Ecológico Imigrantes

Passeio faz parte dos prêmios entregues pela competição sustentável

11/11/2019

Os 45 alunos vencedores da primeira Gincana Verde das Escolas Municipais tiveram uma tarde diferente na última sexta-feira (8). O grupo visitou o Parque Ecológico Imigrantes como premiação ao desempenho na competição sustentável. Na primeira edição, a iniciativa organizada pela Secretaria de Educação (Seduc) impressionou pelos números de materiais arrecadados pelas 77 escolas municipais.

Durante passeio no parque localizado a margem da Rodovia Imigrantes, os pequenos puderam ver de perto mais detalhes sobre a Mata Atlântica. Para isso, o grupo percorreu uma das trilhas disponíveis a visitação sempre com o olhar atento. Árvores como manacá da serra e o guaranazeiro, de onde se extrai o fruto que produz o guaraná, foram alguns dos espécimes apreciados pelos meninos e meninas.

Para facilitar a visitação, os participantes foram divididos em três grupos. A aluna Laisa Rodrigues de Oliveira, 6 anos, da EM Idílio Perticaratti, no Bairro Antártica, era um dos integrantes do primeiro grupo. No meio do percurso, um beija-flor apareceu repentinamente para encantar os alunos. “Eu achei legal o passeio. Principalmente quando o beija-flor veio bem pertinho da gente. Ele era lindo”, destacou.

O passeio ao Parque Ecológico Imigrantes encerra a programação da primeira edição da Gincana Verde das Escolas Municipais. Responsável pela organização da iniciativa, a Secretaria de Educação já se prepara para a próxima edição ano que vem. “O passeio foi mais um incentivo para os alunos que mais se destacaram na arrecadação dos materiais continuem a fazer a sua parte”, afirmou a diretora do Departamento de Educação Ambiental, Eliane Queiroz.

“Hoje fechamos um ciclo. Nossos alunos deram um verdadeiro exemplo de cidadania. O montante de material arrecadado foi além do que imaginávamos”, parabenizou a diretora do Departamento de Educação Ambiental. “O que mostra que, se cada um fizer a sua parte, podemos juntos fazer a diferença”.

Caminho certo – A Gincana Verde das Escolas Municipais mobilizou mais de 55 mil alunos, além de pais, professores e toda a comunidade escolar. Realizada de junho a setembro, a iniciativa apresentou números que chamaram a atenção. Só de lacres de latinha, foram coletados mais de 3 milhões de unidades, totalizando, aproximadamente, 950 quilos do material.

Outros itens arrecadados também apresentaram números expressivos. Caso das tampas de garrafas pet que as escolas participantes coletaram 979.847 mil unidades. O volume de pilhas e baterias chamou a atenção ao contabilizar mais de 132 mil exemplares de materiais inservíveis. Os demais números são: 25.159 itens de produtos eletrônicos e 14.607 litros de óleo de cozinha usado.